Rede Termas Centro prolonga atividades para 2022

A rede Termas Centro, resultante do PROVERE – Programa de Valorização Económica dos Recursos Endógenos, garantiu o prolongamento da sua atividade e o programa de animação das estâncias termais, durante o ano de 2022.

Por Inês Lamego e Rafael Fernandes

Com início em 2019, o PROVERE Termas Centro era para ser concluído em 2021. No entanto, o prazo foi alargado para 30 de junho de 2022, com o objetivo de poderem realizar as atividades inicialmente calculadas e que foram impossíveis de realizar face à pandemia de Covid-19.

O PROVERE Termas Centro foi criado com a finalidade de valorizar as Estâncias Termais da Região Centro. Esta valorização teve como base os projetos-âncora “Animação”, “Comunicação e Marketing”, “Inovação e Estruturas de Animação Permanente” e “Aldeias do Conhecimento”.

“Aldeias do Conhecimento”, um projeto de experimentação, será concluído nos primeiros seis meses do ano. Possibilitou a recolha e documentação, em vídeo e noutros suportes digitais, e as vivências de pessoas reais dos territórios onde as estâncias termais da rede Termas Centro estão enraizadas.

O projeto tem como foco relevante o ciclo “Viva Termas Centro”. As suas ações são compostas por três eixos: “Descubra ‐ Uma Rede Cultural”, “Explore – O Nosso Território e Património” e “Desfrute – Novas Experiências”. Estes vão ao encontro dos interesses e gostos das diferentes gerações. Exemplo disso são os workshops e atividades para famílias, como é o circuito de geocaching.

a