Grupo Impresa alvo de ataque informático

No passado domingo, 2 de janeiro, os sites de Expresso e SIC foram alvo de ataques informáticos. Os hackers do “Lapsus Group” destruíram todos os arquivos de notícias armazenados nos respetivos servidores.

Por Inês Lamego e Rafael Fernandes

Segundo o Jornal de Notícias, este ataque informático nos órgãos de comunicação social não terá comprometido os dados pessoais dos assinantes do grupo Impresa. No entanto destruiu todos os dados e registos históricos digitais de Expresso e SIC. No final do dia de terça-feira, depois de mais de 48 horas com os sites em baixo, conseguiram colocar online versões provisórias que continuam em funcionamento até à data.

De acordo com alguns especialistas em cibersegurança, o ataque realizado contra os órgãos de comunicação não terá sido um “ransomware” clássico. Este termo define-se como um bloqueio de acesso ao sistema, em que o controlo das páginas e a informação são encriptadas pelos piratas informático, até que seja pago um resgate.

Nesta situação, o caso foi distinto pois, na opinião de um especialista em cibersegurança, os hackers “optaram pela destruição dos dados na tentativa de sacar na mesma dinheiro”.

Em comunicado, o grupo Impresa revelou que está a colaborar “com as autoridades competentes, nomeadamente com a Polícia Judiciária”.

a