Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões com candidatura aprovada

A Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões anunciou ontem, dia 3 de janeiro, a aprovação da sua candidatura “PLANOS INOVADORES DE COMBATE AO INSUCESSO ESCOLAR II”. Este projeto foi elaborado com base no Programa Operacional Regional do Centro 2020, que prevê um investimento global de aproximadamente 3.4 milhões de euros.

Por Inês Lamego e Rafael Fernandes

A candidatura agora aprovada procura dar continuidade ao trabalho já desenvolvido e interliga um plano integrado e inovador de combate ao insucesso e abandono escolar.

O projeto usufrui de financiamentos vindos do Centro 2020, Portugal 2020 e Fundo Social Europeu, sendo um instrumento de coordenação e planeamento intermunicipal capaz de potenciar as redes colaborativas de escolas e municípios. É através da partilha de recursos e da convergência de ações orientadas para a superação das limitações e/ou problemas educativos comuns que a CIM Viseu Dão Lafões procura alcançar os objetivos delineados.

As principais atividades que o programa promove nas escolas do território baseiam-se em projetos no domínio da literacia ambiental. Salientam-se as exposições “O futuro é amanhã” e o “Laboratório Móvel das Ciências: Descobre e Explora em Viseu Dão Lafões” e, ainda, os projetos “Wanted – Escolas Empreendedoras em Viseu Dão Lafões”, “Descobrir e Aprender em Viseu Dão Lafões” e “No Poupar Está o Ganho”.

A CIM Viseu Dão Lafões colabora com um município do distrito da Guarda, Aguiar da Beira, e treze de Viseu, Carregal do Sal, Castro Daire, Mangualde, Nelas, Oliveira de Frades, Penalva do Castelo, São Pedro do Sul, Santa Comba Dão, Sátão, Tondela, Vila Nova de Paiva, Viseu e Vouzela. Coopera ainda com os Agrupamentos de Escolas das regiões conseguindo, assim, assumir um papel ativo e dinâmico no que respeita à implementação de ações estruturadas, que visam a promoção do sucesso educativo.