Joaquim Rodrigues acelera para vitória notável no Rali Dakar

O português Joaquim Rodrigues venceu a terceira etapa em motas do Rali Dakar. Esta foi a primeira vitória do piloto na competição, sendo também a estreia de triunfos da marca Hero no Dakar, em seis presenças.

Por Inês Lamego e Rafael Fernandes

Joaquim Rodrigues venceu, esta terça-feira, a terceira etapa da 44.ª edição do Rali Dakar de todo-o-terreno, em motas. O piloto natural de Barcelos gastou 2:34.41 horas para completar o percurso de 255 quilómetros cronometrados, em redor de Al Qaisumah, na Arábia Saudita. O australiano Toby Price, no segundo lugar, e o norte-americano Skyler Howes, no terceiro, completaram o pódio.

Joaquim Rodrigues manteve um duelo aceso com o Daniel Sanders, piloto da GasGas. Contudo, o australiano acabou por ceder nos quilómetros finais, terminando na quarta posição.

Com esta conquista, Joaquim Rodrigues subiu cinco lugares, para o 13.º posto, a 37.43 minutos do topo da classificação. A tabela é liderada pelo britânico Sam Sunderland com quatro segundos de vantagem sobre o francês Adrien Van Beveren e 1.30 minutos sobre o austríaco Mathias Walkner, segundo e terceiros na classificação geral das motas, respetivamente.

O triunfo do piloto português foi a primeira vitória lusa numa etapa do Dakar desde a edição de 2016, realizada na América do Sul.

a