Museu Grão Vasco: entre nas portas para uma viagem no tempo

Junto à Sé de Viseu está localizado o Museu Nacional Grão Vasco, um dos mais históricos de Portugal. As suas portas vermelhas fazem-se sobressair e atraem quem por lá passa.

Por Inês Lamego e Rafael Fernandes

Ao entrarmos no museu somos transportados para uma outra realidade. Os pintores produziam as suas próprias tintas e aplicavam-nas em tábuas de madeira. Ainda assim, o Museu Nacional Grão Vasco foi criado por outro motivo.

Museu Nacional Grão Vasco, em Viseu

Quem é lusitano será que se questiona sobre o porquê de ele existir? Tudo se deve a Vasco Fernandes, conhecido pela alcunha de Grão Vasco, não pela sua pequenez, mas sim por ser um grande mestre. Inaugurado em 1916, o museu contempla obras do próprio, mas também de outros artistas. O museu alberga 22 obras classificadas como Tesouro Nacional e mais 3 em processo de qualificação.

Ao chegar ao segundo piso deparamo-nos com uma pintura de 14 tábuas. O Retábulo da capela-mor da Sé de Viseu, pintado de forma minuciosa, é um dos Tesouros Nacionais presentes no museu. A obra da autoria de Vasco Fernandes foi concebida com o intuito de ensinar e fazer catequese. Porém, como é que isto é possível? A pintura apresenta cenas detalhadas da vida de Jesus Cristo, desde o seu nascimento até à sua morte, permitindo transmitir a mensagem bíblica de um modo simplificado às crianças.

Na sala ao lado encontra-se o maior ícone de Grão Vasco, São Pedro. Contrariamente ao expectável, a obra está situada a meio da sala quase como se fosse um muro, permitindo, assim, visualizar os detalhes das tábuas de madeira. Vasco Fernandes pintou a obra com tanto realismo que, em qualquer posição que estejamos, parece que São Pedro nos persegue com o olhar.

Neste local existem obras para todos os gostos, desde o realismo ao naturalismo. A maior parte das obras não está assinada. Apenas duas têm a assinatura do Mestre, sendo uma delas a Lamentação sobre o Corpo de Cristo.

Para quem não é fã de pintura, o museu possui também ourivesarias e esculturas dos séculos XIII, XIV e XV.

Se ficou interessado em visitar o Museu Nacional Grão Vasco importa referir que de segunda a sábado a entrada é de 4 euros, mas aos domingos e feriados é gratuita até às 13h00.

a