Orçamento para 2022 marca início de nova estratégia para o município

A Câmara da Mealhada aprovou, ontem, por unanimidade, em reunião do executivo, o orçamento municipal para 2022. O documento reflete uma alteração de estratégias, em linha com o programa das forças políticas eleitas, e o início de um novo ciclo apoiado em dinâmicas e ações em áreas como a sustentabilidade económica, ambiental e social, a valorização dos produtos turísticos, a requalificação do espaço público e o planeamento e ordenamento do território.

Por Ana Sofia Simão e Letícia Silva

O Plano e Orçamento, neste período de mudança de ciclo, elenca as linhas estratégicas do atual executivo (cuja posse aconteceu em outubro deste ano), assim como as ações de resposta às necessidades da comunidade e de reorientação da estratégia de posicionamento do município.

Segundo o presidente da Câmara Municipal da Mealhada, António Jorge Franco, “serão cumpridos os compromissos assumidos pelo executivo anterior e haverá uma aposta no reposicionamento do concelho no distrito, na região e no país, orientado pela ambição de aproveitar as oportunidades, de apostar em projetos estruturantes e alavancadores e de criar condições para a construção de um concelho mais empreendedor, mas atrativo e coeso”.

No quadro da sustentabilidade económica, a estratégia de desenvolvimento defendida pelo executivo, os investimentos elencados no documento e as ações dinamizadoras do potencial instalado serão o veículo para criar novas oportunidades para os agentes económicos, para os investidores e para a comunidade. Já no que respeita à sustentabilidade ambiental, estão previstas ações e investimento ao nível das acessibilidades, da mobilidade sustentável, da segurança e da eficiência energética. Ao nível da sustentabilidade social, este novo ciclo de governação coloca a educação e a coesão social como pilares estratégicos de desenvolvimento e aponta vetores como a cultura, a saúde, o ensino e formação, o desporto e a juventude como elementos-chave para a construção de uma sociedade mais conectada.

Haverá também uma aposta na valorização dos recursos e produtos turísticos do concelho, na retoma de projetos estruturantes de posicionamento estratégico, na renovação do tecido empresarial, na qualificação do espaço de acolhimento industrial, no desenvolvimento de redes colaborativas e na instalação de centros de investigação e incubação.

Faz ainda parte da estratégia deste executivo a dinamização dos centros das sedes de freguesia, dos mercados municipais e dos mercados locais, para promover a produção e o comércio, a requalificação do espaço público e a promoção do planeamento e ordenamento do território.

Os documentos previsionais para 2022 contemplam obras como o Chalet Suíço, na Pampilhosa, com uma dotação superior a 1,5 milhões de euros, cuja empreitada foi adjudicada na reunião de ontem, o novo edifício da Câmara Municipal, com uma dotação superior a 1,2 milhões de euros, a requalificação da Piscina Municipal da Mealhada, um investimento que ascende a mais de 1,2 milhões de euros, e a requalificação da Escola Secundária da Mealhada, com uma verba superior a 1,1 milhões de euros.

O Orçamento e o documento das Grandes Opções do Plano seguem agora para aprovação da Assembleia Municipal da Mealhada.

a