Cinema: Receitas de bilheteiras aumentam quase 30%

No período de janeiro a novembro, os cinemas portugueses receberam mais audiência e mais adesão nas bilheteiras, em comparação com o ano anterior. De acordo com o Instituto de Cinema e Audiovisual e, ainda sem contar com o mês de dezembro, as receitas das bilheteiras aumentaram 27,6%.

Por Maria João Paiva

Até ao momento, o número registado de espectadores nos cinemas nos circuitos comerciais, é de mais de quatro milhões de lugares vendidos, o que significa que a audiência no cinema aumentou 23,5%, segundo o Instituto do Cinema e Audiovisual (ICA), comparativamente ao ano passado.

Analisando apenas o mês de novembro dos dois anos, a subida ultrapassa os 500%. Apenas neste mês, as bilheteiras tiveram um total de 3,7 milhões de receita. Isto significa que os dados registados relativamente aos espectadores também superam as expectativas, mais de 600 mil pessoas na audiência.

Ainda que os dados do mês de dezembro ainda não estejam prontos nem publicados, é possível fazer uma boa previsão do ano de 2021 para os cinemas, comparativamente com 2020. Isto porque, no ano passado, o número total de espectadores foi de um pouco mais do que três milhões, que registou um total de receita de cerca de 20 milhões de euros.

Em 2021, o filme que levou mais espectadores às salas de cinema foi “007: Sem tempo para morrer” de Cary Joji Fukunaga, que no total vendeu cerca de 400 mil bilhetes. Já no cinema nacional, o filme que mais atraiu os portugueses foi “Bem Bom”, de Patrícia Sequeira, que contou com mais de 87 mil espectadores.

Alguns dos filmes que ainda poderá assistir nos cinemas até ao final do ano são: “A voz do amor”, de Valérie Lemercier; para ver em família ou com os mais pequenos, “Cantar 2”, com a realização de Garth Jennings; e ainda, a partir do dia 16, “Homem Aranha: Sem volta a casa”, de Jon Watts, para os fãs da Marvel.