Max Verstappen é o novo campeão mundial de Fórmula 1

Max Verstappen venceu na última volta do último Grande Prémio da temporada. Aos 24 anos o piloto sagrou-se pela primeira vez campeão do mundo de F1, ao vencer no traçado de Abu Dhabi. Lewis Hamilton foi segundo na corrida e Carlos Sainz (Ferrari) fechou o pódio.

Por Tânia Chaves

Ambos com 369,5 pontos, o neerlandês da Red Bull levou a melhor sobre Hamilton no final da corrida. Apesar de Verstappen ter saído da pole position, o heptacampeão Lewis Hamilton, arrancou melhor e rapidamente assumiu a liderança da corrida.

Com a Red Bull a apostar em pneus macios para Verstappen, o neerlandês parou primeiro. A Mercedes respondeu e fez parar Lewis Hamilton logo de seguida. Na frente da corrida ficou Sergio Pérez que tentou ajudar o colega de equipa, Max Verstappen. Nas voltas seguintes Hamilton foi mais veloz e deixou Pérez para trás com uma diferença de quase 5 segundos.

Até ao final, o britânico comandou a corrida, com a Mercedes a arriscar tudo ao manter os mesmos pneus com mais de 40 voltas. Um incidente a 5 voltas do fim acabou por ditar a corrida, quando tudo parecia estar encaminhado para Hamilton garantir o 8º título de campeão na carreira e superar Michael Schumacher.

Volta 53, entrada do safety car em pista depois de Nicholas Latifi (Williams) ter embatido na proteção lateral do circuito. Numa volta extra, Max Verstappen colou-se a Lewis Hamilton e acabou por vencer após um final de corrida absolutamente frenético entre os dois.

Além da decisão do título a corrida do Dubai ficou marcada pelo adeus de Valtteri Bottas à Mercedes. O piloto vai representar a Alfa Romeo na próxima temporada. George Russell (Williams) também abandonou a corrida e em 2022 será o próximo companheiro de equipa de Lewis Hamilton na Mercedes. Kimi Räikkönen colocou um ponto final na carreira depois da prova do Dubai. O piloto terminou a corrida na volta 27 com problemas nos travões. Também Giovinazzi abandonou os campeonatos de F1.

Numa longa temporada de emoção até ao fim, Max Verstappen foi o campeão mundial de Fórmula 1 e quebrou a hegemonia de títulos de Lewis Hamilton. Apesar da vitória do neerlandês no Mundial de Pilotos, a Mercedes venceu no Mundial de Construtores.

a