Europe Direct promove seminário “A Europa também é Minha”

No dia 9 de dezembro, no âmbito do plano de comunicação anual de 2021, o EUROPE DIRECT Viseu Dão Lafões promoveu o seminário “A Europa também é Minha”, na aula Magna do Instituto Politécnico de Viseu (IPV).

Por Ana Sofia Simão e Letícia Silva

Este evento foi dedicado à multiculturalidade e à partilha de experiências entre cidadãos, ao abrigo do tema “Territórios de Baixa Densidade: Mais Fortes, Mais Conectados, Mais Resilientes e Mais Prósperos”.

A Sessão de Abertura ficou a cargo do Presidente da Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões, Fernando Ruas, contando ainda com as participações do Presidente do Instituto Politécnico de Viseu, José Costa. O enquadramento estratégico ficou a cargo de Alfredo Simões, ex-docente do IPV.

Já a mesa redonda “Territórios de Baixa Densidade: Desafios e Oportunidades” contou com as intervenções do Coordenador do Núcleo de Estudos e Políticas da Agência de Desenvolvimento e Coesão, Nuno Romão; da diretora de Serviços do Desenvolvimento Regional da CCDR-Centro, Alexandra Rodrigues e da Coordenadora de Projetos de Desenvolvimento Local na Agência para o Desenvolvimento Local no Alentejo Sudoeste (ESDIME), Marta Cortegano.

Para finalizar a palestra, o debate foi alargado a todos os cidadãos presentes na Aula Magna, com a realização de um período dedicado à partilha de experiências.

Através desta iniciativa, o EUROPE DIRECT procurou promover uma melhor compreensão por parte dos cidadãos e entidades do território, relativa ao funcionamento da União Europeia (UE) e da sua democracia parlamentar, consciencializando e ampliando o conhecimento sobre a presença e importância da UE no seu quotidiano, salientando o valor acrescentado que a experiência europeia agrega à Região.

De acordo com o Presidente da CIM Viseu Dão Lafões, Fernando Ruas, “Para uma maior afirmação do Projeto Europeu, é essencial levar a Europa ao encontro dos cidadãos, permitindo-lhes que participem, que sintam que são ouvidos, que fazem parte deste grande projeto que é a UE“.

O Presidente do IPV, José Costa, deu as boas vindas, manifestando a recetividade, desta instituição de ensino, para acolher mais iniciativas desta natureza: “Nestes territórios de baixa densidade, temos um grande desafio pela frente, o desafio de unir esforços para sermos cada vez mais fortes, unidos e coesos. O IPV está preparado para, em conjunto com as restantes instituições do território, fazer parte do esforço de desenvolvimento territorial“.

O encerramento da sessão ficou a cargo do Secretário Executivo da CIM Viseu Dão Lafões, Nuno Martinho, que salientou a importância do trabalho colaborativo em prol do desenvolvimento regional: “Não existia muita tradição ao nível da cooperação regional, o advento das CIM’s veio possibilitar a concretização de uma governança multinível que, promovendo a criação de diversas sinergias entre entidades locais, não só, potencia o desenvolvimento, mas também, reforça a resiliência dos territórios“.