Festival Termómetro estreia 26ª edição no sul do país

A 26ª edição do Festival Termómetro arrancou no dia 6 de dezembro, no Auditório Municipal Ruy de Carvalho, em Oeiras. Criado pela primeira vez em 1994, este é um evento com caráter revelador, dando palco a bandas e artistas emergentes.

De João Nogueira

O festival criado e organizado pelo radialista, apresentador e humorista Fernando Alvim, é um dos mais antigos festivais portugueses que introduziu no cenário da música nomes como Capicua, Noiserv, DJ Ride, Richie Campbell, Ana Bacalhau, Alex D’Alva Teixeira, Mazgani, Tatanka, Ornatos Violeta, Silence Four, entre outros.

Com um roadshow preparado por oito cidades, o festival tem nove datas agendadas entre os dias 6 de dezembro a 29 de janeiro. Oeiras, Portimão, Aveiro, Sesimbra, Castelo Branco, Figueira da Foz, Viseu e Tabuaço receberão vários artistas e bandas emergentes, entre eles: Ivytide, Herlander, Thiago Tondim e o Acaso, Luis Severo, Lordkez, Violeta Luz, PZ, Lisette, Jorge da Rocha, Pessoas Estranhas, Copa Turbo, Men on the Couch, Humana Taranja, Starwolf, Fugue, Hause Plants, Murais, Mema, Alma Ata, Surma, Smoke Hills, entre outros.

Após um adiamento forçado no ano passado devido à pandemia, o Festival Termómetro terá concertos marcados para todo o dezembro e início de janeiro. A final está marcada para 29 de janeiro no LAV- Lisboa ao Vivo. O vencedor dessa final tocará no Festival NOS Alive, no Bons Sons e terá assegurada a produção de um videoclip e 20 horas de estúdio.

a