Livro sobre Chefe Silva apresentado em Vouzela

O Mercado Municipal de Vouzela acolheu, no dia 8 de dezembro, a apresentação do livro “Chefe Silva Memórias Gastronómicas (em Lafões)”, uma iniciativa integrada na comemoração dos 25 anos da Confraria dos Gastrónomos de Lafões.

Por Ana Sofia Simão e Letícia Silva

A publicação é uma homenagem a um dos mais conceituados chefes da cozinha tradicional portuguesa, apaixonado pelas terras e gastronomia de Lafões e que muito contribuiu para dar prestígio e notoriedade aos sabores e saberes da região. O Chefe António Silva foi um dos principais impulsionadores da criação da Confraria dos Gastrónomos de Lafões, constituída em dezembro de 1996.

Carlos Almeida, vice-presidente da confraria, explicou que o livro é “uma obra biográfica, pois guarda muitas das memórias e vivências do chefe, reúne testemunhos de amigos e de entidades locais, bem como um inventário de receitas, cerca de 70, e ainda um receituário dedicado ao frango do campo. É uma homenagem ao chefe Silva no ano que se assinalam os 25 anos da confraria dos gastrónomos de Lafões”.

“Um bom amigo e que abraçou a região de Lafões como se fosse a sua terra”, considera Celeste Carvalho, Grã-Mestre da confraria. “Este livro vem juntar-se à Carta Gastronómica da Região de Lafões e a Aromas da Terra Ervas aromáticas do Vale de Lafões, publicações concretizadas pela Confraria dos Gastrónomos de Lafões. A Grã-mestre adiantou ainda que no próximo ano irá ser feita uma nova publicação, desta vez alusiva aos vinhos de Lafões.

A terminar a sessão, Rui Ladeira, Presidente da Câmara de Vouzela, recordou o chefe Silva como “um ícone da gastronomia portuguesa. Pela ligação estreita e muito afetiva que tinha a Lafões, é justíssima a homenagem que a confraria e a autarquia de Vouzela lhe prestam por ocasião dos 25 anos da Confraria dos Gastrónomos de Lafões, entidade que também ajudou a criar”, concluiu.

a