Paula Rego considerada uma das 25 mulheres mais influentes do ano

A pintora de 86 anos foi considerada uma das 25 mulheres mais influentes do ano pelo jornal Financial Times, surgindo ao lado de nomes como Scarlett Johansson, Nancy Pelosi e Frances Hauges.

Por Léa Diogo

“Lutando contra um meio familiar profundamente convencional e religioso em Portugal e, mais tarde, a meio da carreira, no mundo da arte de Londres dominado por homens, Paula Rego afirmou-se como provavelmente a mais significante pintora figurativa dos nossos tempos”, lê-se na publicação do jornal britânico.

Também a retrospetiva de 100 trabalhos, que esteve presente no museu Tate Britain este verão, fez, segundo o jornal, com que a escolha da artista para as personalidades mais influentes se tornasse óbvia.

A pintora, nascida em Lisboa em 1935 e radicada em Londres desde a década de 60, destaca-se pela forma como, através das sua obras, revolucionou o papel e a forma como a mulher é vista.

Ao longo da sua vida, a artista procurou sempre debater-se sobre temas importantes para a sociedade: temas políticos, como o abuso de poder, e sociais, como o aborto. Contudo nunca deixando de lado o tema que leva consigo desde sempre: os direitos e o papel da mulher. E por isso explica, em declarações ao jornal, que, através das pinturas, procura obter justiça para as mulheres, mas também vingança.

Tornou-se a primeira mulher a ter um quadro na Tate Britain e continua, com 86 anos, a surpreender os britânicos e o mundo.

a