Morreu Pedro Gonçalves, cofundador dos Dead Combo

Depois de vários anos a lutar contra um cancro, o músico Pedro Gonçalves não resistiu. O cofundador dos Dead Combo morreu em Lisboa, no passado sábado, dia 4 de dezembro, com 51 anos.

Por Kevin Santos

José Morais, agente da banda, confirmou a perda de Pedro Gonçalves que, vítima de uma doença prolongada, acabou por não resistir, morrendo em casa. O músico é mais conhecido por ser uma das metades dos Dead Combo, grupo em que formava uma dupla com Tó Trips.

Os Dead Combo nasceram em 2003 e os fundadores (Pedro Gonçalves e Tó Trips) acreditavam ser “uma descoberta, uma grande amizade, um diálogo musical”. Em 2019 foi anunciado o fim do grupo, com a promessa de uma última digressão, que acabou por não acontecer na sua totalidade, devido à condição de saúde do contrabaixista de 51 anos e também devido à pandemia da Covid-19.

A dupla com Tó Trips marcou as últimas décadas com os álbuns Dead Combo – Quando a alma não é pequena (2006), Lusitânia Playboys (2008), Lisboa Mulata (2011), A Bunch of Meninos (2014) e Odeon Hotel (2018). Juntos, Pedro Gonçalves, no papel de ‘gangster’, e Tó Trips como cangalheiro, conseguiram levar um projeto de música predominantemente instrumental às principais salas de espetáculo e aos maiores festivais de música do país.

Para além dos Dead Combo, Pedro Gonçalves foi produtor, gravou e atuou com vários músicos e fez parte dos Ladrões do Tempo, grupo liderado por Zé Pedro, antigo guitarrista dos Xutos & Pontapés, falecido em 2017.

a