Peça “Diário de uma República” estreia em Viseu

Nos dias 10 e 11 de dezembro vai decorrer, em Viseu, uma peça de teatro intitulada “Diário de uma República”. Uma peça criada por Amarelo Silvestre, dirigida por Fernando Giestas e coproduzida pelo Teatro Viriato.

Por Ana Sofia Simão e Letícia Silva

“Diário de uma República” é um projeto de teatro e fotografia e uma reflexão artística sobre o que as pessoas e os locais que habitam vão sendo, na sua vida quotidiana, durante uma década, em vários concelhos.

Foi um projeto do coletivo de fotógrafos Kameraphoto, extinto em 2014, que tinha Nelson d’Aires e Augusto Brázio entre os seus membros. Fernando Giestas conta que de um primeiro contacto resultou a “vontade de relacionar o teatro com a fotografia”. É a partir das fotografias que nasce tudo o resto: o texto, a encenação e, como é comum nos trabalhos da Amarelo Silvestre, as perguntas.

Em palco, a atriz Carla Galvão é a única intérprete, se excluirmos todas as caras fotografadas que a acompanham. Entre a sequência de imagens projetadas ao longo da peça, num misto do kitsch de veraneio de Martin Parr e da tensão entre o betão e o verde das fotografias do geógrafo Álvaro Domingues, surge a pergunta: “Quando temos tudo para a ver, para onde é que olhamos?”.

A peça de teatro terá lugar na sala de espetáculos do Teatro Viriato e conta com uma duração de aproximadamente 70 minutos. O preço é 7,50€, sem descontos, e é dirigida a maiores de 16 anos. Na sexta a peça terá início às 21h e no sábado às 17h.

a