Ponto de situação da epidemia COVID-19 em Viseu e novos centros de testagem à COVID-19

A Comissão Municipal de Proteção Civil reuniu, no dia 7 de dezembro, para discutir os dados relativos à pandemia COVID-19 em Viseu. Irão ser disponibilizados espaços públicos para a instalação de centros de testagem COVID-19, que vão contar com entidades do setor da saúde que demonstrem interesse em fazer os testes.

Por Ana Sofia Simão e Letícia Silva

Desde março de 2020, o número total de casos acumulados é 10.911. Nos últimos 14 dias, a taxa de intendência é de 650/100 mil habitantes e o total de internados é 52 pessoas, sendo que 22 são de Viseu. Aos cuidados intensivos foram parar 6 pessoas no total e 4 são de Viseu. Estes dados foram disponibilizados pela Autoridade de Saúde Local e pelo Centro Hospitalar Tondela-Viseu.

Face à evolução da situação epidemiológica em Viseu, a Comissão Municipal de Proteção Civil, nesta reunião, debateu e valorizou a implementação de uma estratégia de testagem massiva dos cidadãos à COVID-19. Por esta razão, o Município de Viseu vai disponibilizar espaços públicos para a instalação de centros de testagem COVID-19, que vão contar com entidades do setor da saúde que demonstrem interesse em fazer os testes.

Esta decisão é fundamental, uma vez que permitirá expandir a quantidade de locais para testagem da comunidade, contribuindo assim para a prevenção e segurança da população face ao contágio.

a