4 maravilhas da Mesa da Mealhada chegam ao Fundão

Este fim de semana, a Câmara Municipal da Mealhada marcou presença no primeiro encontro Raia Business, Cultura e Negócios, no Fundão, com “As 4 Maravilhas da Mesa da Mealhada. Água | Pão | Vinho | Leitão”. Esta é uma iniciativa da Câmara de Comércio da Região das Beiras (CCRB), em parceria com a Territórios do Côa, a Territórios Criativos e a Câmara de Comércio de Cáceres.

Por Ana Sofia Simão e Letícia Silva

Neste encontro de três dias, para além da participação nos debates acerca do intercâmbio e das ligações empresariais e culturais entre as regiões beirãs de Portugal e Espanha, a presença do Município da Mealhada fez-se notar pelos sabores. À mesa, estiveram presentes as 4 Maravilhas que caracterizam o concelho: a água do Luso, o pão da Mealhada, o vinho da Bairrada e o leitão, o símbolo maior da Mealhada. O leitão marca toda a restauração do concelho e chegou pela mão do restaurante “Rei dos Leitões”.

Este evento, que decorreu no Alambique d’Ouro Hotel Resorts & Spa – Fundão, procurou ser um “alerta” para a necessidade de desenvolver a atividade empresarial e cultural entre os dois lados da fronteira, mas não se cingindo apenas a territórios fronteiriços. Contou com as presenças de Isabel Ferreira, secretária de Estado da Valorização do Interior, de João Torres, secretário de Estado do Comércio e de Pedro Machado, presidente do Turismo do Centro.

Filomena Pinheiro, vice-presidente da Câmara Municipal da Mealhada, esteve presente no encontro como oradora no painel “A cooperação Transfronteiriça na Valorização dos recursos endógenos”, com os autarcas de Almeida e Ciudad Rodrigo.

“Temos uma história comum e juntos (espanhóis e portugueses), devemos deixar de ser fronteira para nos transformarmos no coração da península ibérica”, referiu a autarca.

Filomena Pinheiro sublinha ainda que “é essencial darmos a conhecer o que de melhor temos a nível concelhio e até a nível dos nossos operadores, da restauração ao setor vinícola. É nestes locais que se podem criar sinergias e oportunidades”.

a