Figueira de Castelo Rodrigo distinguida mundialmente como uma das “Melhores Aldeias Turísticas”

A aldeia histórica de Castelo Rodrigo foi distinguida na edição da estreia da iniciativa “Melhores Aldeias Turísticas / Best Tourism Villages by UNWTO” esta quinta-feira, dia 2. Promovido pela Organização Mundial de Turismo, o evento aconteceu na 24.ª Assembleia Geral da Organização Mundial do Turismo, que decorreu em Madrid e que contou com a presença da secretária de Estado do Turismo, Rita Marques, e do presidente da Câmara Municipal de Figueira de Castelo Rodrigo, Carlos Condesso.

Por João Nogueira

“Este é um prémio que dedico a todos os cidadãos do concelho”, diz Carlos Condesso, presidente da Câmara de Figueira de Castelo Rodrigo, que revela contentamento pela consagração: “Esta distinção confirma que a Aldeia Histórica de Castelo Rodrigo e as restantes 11 aldeias da rede estão no caminho certo, para continuar a desenvolver um trabalho ao nível da sustentabilidade ambiental e da dinamização e divulgação, por forma a captar ainda mais fluxos turísticos para estes territórios de baixa densidade, que têm tanto potencial para explorar”.

A candidatura de Figueira de Castelo Rodrigo a “Melhor Aldeia Turística” aconteceu num trabalho mútuo com o Turismo de Portugal e a Associação das Aldeias Históricas de Portugal, que propôs a candidatura, e ao que Carlos Condesso expressa gratidão: “num universo tão grande de candidaturas! Este galardão é o reconhecimento do trabalho desenvolvido há décadas por vários agentes locais, políticos e pelo Turismo de Portugal e a Associação das Aldeias Históricas de Portugal, que levaram a cabo esta candidatura”.

Amadeu Neves, presidente interino da direção das Aldeias Históricas de Portugal, expressa um grande agrado pela receção do prémio e refletindo em todo um trabalho comum de anos que conduziu a esta distinção: “É com grande regozijo que tomamos conhecimento que o organismo-mor do setor do turismo (UNTWO) reconheceu a trajetória em curso, através desta classificação dignificando, por isso, o trabalho coletivo, o compromisso e empenho de todos aqueles que connosco, dia após dia, fazem acontecer. Este é um prémio que partilhamos com todos, mas especificamente com a gentes da Aldeia Histórica de Castelo Rodrigo”.

A vila portuguesa do distrito da Guarda, que tem cerca de uma centena de habitantes e uma considerável atividade económica, foi escolhida entre 170 candidaturas de 75 países. Considerada “um autêntico museu a céu aberto”, a iniciativa da Organização Mundial de Turismo distinguiu várias aldeias que promovem e preservam o seu legado cultural e histórico, juntamente com o turismo sustentável.

A aldeia histórica de Castelo de Rodrigo é um exemplo de como o turismo é dinamizador e transformador dos meios rurais. Dentro das muralhas que envolvem a vila, destacam-se as imponentes ruínas do castelo e do palácio de Cristóvão de Moura, mas também o ambiente medieval, feito de várias edificações de arquitetura manuelina e árabe.

Com a distinção da aldeia histórica de Castelo Rodrigo esta quinta-feira, as Aldeias Históricas de Portugal juntam o prémio a outros que também receberam este ano, como um galardão de Melhor Filme de Turismo do mundo com “De Corpo e Alma” nos “World’s Best Tourism Film Awards – CIFFT Circuit” e a distinção de melhor destino português, em Espanha, pela rádio Onda Cero Extremadura.

a