Mealhada distinguida como “Autarquia Familiarmente Responsável”

O Município da Mealhada foi distinguido pela 10ª vez com a Bandeira Verde com Palma. Esta distinção é a mais alta insígnia atribuída pelo OAFR (Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis), entidade que tem como objetivo premiar autarquias com “práticas amigas das famílias”.

Por Tânia Chaves

Desde 2012 que o município é alvo desta distinção devido às suas políticas em benefício dos habitantes, sendo que, desde 2015, recebe a bandeira com “palma”. Esta distinção máxima é reservada apenas aos municípios que consegue obter a bandeira Verde, durante pelo menos três consecutivos.

António Jorge Franco, presidente da Câmara Municipal da Mealhada realça a importância desta distinção, afirmando que “o Setor de Ação Social pode e deve ser um porto de abrigo para as pessoas menos privilegiadas da comunidade” da Mealhada. Além disso, o presidente sublinha que através “da sensibilidade e proximidade para com as pessoas”, é possível “ter uma comunidade mais justa e mais forte”.

De forma a atribuir de forma coerente as bandeiras, o Observador das Autarquias Familiares Responsáveis, analisa as práticas dos municípios em 12 áreas, entre as quais está o apoio prestado à maternidade e paternidade, o apoio às famílias com necessidades especiais, medidas de conciliação entre trabalho e família, serviços básicos, educação, habitação, transportes, saúde, cultura, desporto e tempo livre e participação social.

No que diz respeito às medidas valorizadas, estão situações como o pagamento de creches e jardim-de-infância, comparticipação de consultas de oftalmologia e apoio à aquisição de óculos, bancos de medicamentos e comparticipação de medicamentos, oferta de vacinação fora do Plano Nacional de Vacinação, cantinas sociais e cantinas escolares abertas durante os períodos de pausas escolares ou o cheque bebé.

Bandeira Verde no Gabinete de Ação Social