53 Candidaturas do VISEU HABITA aprovadas para reabilitação de casas

No passado dia 25 de novembro, foram aprovadas, em reunião pública da Câmara, as candidaturas do programa VISEU HABITA, referentes ao ano de 2021. O investimento municipal é de cerca de 265 mil euros, e irá atuar nas habitações das famílias do concelho. Das 80 candidaturas inicialmente recebidas, apenas 53 foram aprovadas, sendo que as restantes, obterão apoio suplementar, no programa municipal VISEU SOLIDÁRIO.

Por Patrícia Lourenço

O VISEU HABITA 2021, foi aceite com 53 candidaturas para a reabilitação das casas das famílias visienses, e conta com 265 mil euros, comparticipadas pelo Município de Viseu. Assim, “das 80 candidaturas efetuadas e analisadas pela Comissão de Vistorias, 53 foram aprovadas”, refere a autarquia sobre o programa que, nos anos anteriores, era designado por PROHABIT.

Nascido em 2003, O VISEU HABITA é um programa municipal, com o objetivo de “incrementar e garantir mais e melhores condições de conforto, habitabilidade e qualidade de vida para as famílias viseenses”, o que assume um papel relevante ao nível social dos munícipes. Ao garantir melhores níveis de conforto habitacionais, com efeitos no bem-estar e saúde das pessoas, a iniciativa, “começou com o Instituto Nacional de Habitação (INH), entretanto extinto, e hoje é suportado totalmente através do recurso ao orçamento municipal”, explica o Presidente da Câmara Municipal de Viseu, Fernando de Carvalho Ruas.

As restantes candidaturas, apesar de não terem sido aprovadas, serão enquadradas no programa municipal VISEU SOLIDÁRIO, com um valor estimado em 64 mil euros, que atua em complemento ao VISEU HABITA, e dão apoio secundário, a famílias que apresentem uma elevada carência económica. Da mesma forma, 26 famílias irão usufruir de melhorias a nível térmico e energético das suas casas, um investimento que tem um valor de 17 mil euros. Para o concelho, ao serem aprovadas as 53 candidaturas, garante-se uma ação “imprescindível”, com o “compromisso para com as famílias e o apoio a quem mais precisa”, acrescenta Fernando de Carvalho Ruas.

Foi ainda aprovado, nesta reunião de Câmara, e com unanimidade, a constituição da plataforma de acompanhamento e monitorização, assim como o protocolo de cooperação, alusivos ao VISEU INTEGRA – Plano Municipal para a Integração de Migrantes.

Este plano, pretende consolidar a intervenção na área das migrações no concelho de Viseu, fornecendo respostas eficazes, que representem um saldo qualitativo no acolhimento e integração dos migrantes, em especial dos grupos mais vulneráveis da população, tendo em vista a promoção da igualdade e da interculturalidade. “A aposta num apoio e acompanhamento próximos, que permita desenhar respostas à medida, é fulcral e determinante no processo de integração de cada pessoa”, destaca o Presidente da Câmara.

Desde 2014, o VISEU HABITA e o VISEU SOLIDÁRIO, já apoiaram 564 famílias do concelho, num montante que ultrapassa os 3,6 milhões de euros. As candidaturas anuais implicam vários requisitos, sendo a principal, ter uma habitação que foi contruída anterior a 1980. Neste sentido, o VISEU INTEGRA, completa outra ação de entreajuda do Município de Viseu, naquelas que são as maiores iniciativas anuais realizadas na cidade jardim.