Liverpool vence Everton no dérbi de Merseyside

Em duelo de vizinhos, o Liverpool foi mais forte e venceu o Everton, em Goodison Park, por quatro bolas a uma. Diogo Jota marcou um dos golos da partida da 14ª jornada da Premier League, disputada na noite do dia 1 de dezembro.

Por Kevin Santos

            Em grande forma, o Liverpool visitou o rival (e vizinho) Everton, no jogo que marcava o reencontro entre os Reds e Rafael Benítez, agora treinador dos Toffees. A equipa visitante começou por cima com duas grandes oportunidades de golo por Mohamed Salah. Primeiro, o egípcio atirou por cima e, na segunda tentativa, foi negado por Jordan Pickford, que produziu uma excelente intervenção. Pouco depois, aos nove minutos, chegou o primeiro golo da partida. Sadio Mané lançou Robertson até à linha de fundo e o escocês cruzou para a entrada da área, onde encontrou Jordan Henderson. O capitão dos Reds rematou com o pé esquerdo e não deu hipóteses a Pickford. No 12º minuto da partida, os adeptos das duas equipas uniram-se nos aplausos de homenagem a Ava White.

            O placard mostrava 20 minutos quando, após uma recuperação a meio do meio-campo defensivo da equipa visitante, Thiago entregou a bola a Jordan Henderson e o médio inglês lançou a corrida de Salah, que não vacilou no um para um com Pickford e ampliou a vantagem do Liverpool. Seis minutos mais tarde, Sadio Mané desferiu um remate forte, mas foi negado pelo guardião inglês do Everton. O Liverpool dominava o jogo e o Everton não encontrava argumentos para fazer frente aos rivais. Até que, corria o minuto 38, quando Richarlison encontrou Demarai Gray isolado e o extremo ex-Bayer Leverkusen reduziu para 1-2. Antes do intervalo, ainda houve tempo para uma oportunidade para cada lado, mas sem sucesso.

            As duas equipas regressaram para a segunda parte sem alterações e o jogo continuou no mesmo sentido. Aos 49 minutos, a pressão do Liverpool surte efeito e após uma recuperação de bola, Trent Alexander-Arnold serve Sadio Mané, que vê o seu remate bloqueado por Ben Godfrey. Volvidos dez minutos, Salomón Rondón sai lesionado e dá o lugar a Anthony Gordon, que, três minutos depois, sofre uma falta de Robertson. Andros Townsend assumiu a cobrança do livre à entrada da área, mas a bola embateu na barreira e saiu pela linha de fundo. Do canto, resultou o golo… do Liverpool. Demarai Gray atrasou a bola para Séamus Coleman, que se atrapalhou e viu Salah levar a bola até à área dos azuis de Merseyside e a bisar na partida. O egípcio ampliou a vantagem dos Reds e aumentou, também, a distância para os rivais na luta pelo título de melhor marcador da Premier League, com um registo de 13 golos (oito assistências) em 14 jogos. Diogo Jota, muito desaparecido durante todo o jogo, apareceu, e de que maneira, aos 79 minutos. Andy Robertson entregou a bola ao português, que tirou o defesa da frente com um pormenor delicioso e fuzilou para o fundo das redes. Um belíssimo golo que coroou a exibição do Liverpool e fechou as contas da partida, com o marcador a apontar 1-4.             Com este resultado, o Liverpool mantém o terceiro posto da Premier League, agora com 31 pontos. Já o Everton, que não vence desde 25 de setembro, encontra-se no 14º posto, com 15 pontos, apenas cinco acima da linha de água.

a