Município de Viseu oferece 36 dias de programação de Natal

A cidade de Viseu entra no mês de dezembro com uma programação totalmente dedicada à época festiva que se avizinha. Nesta sexta-feira, dia 3, o projeto VISEU NATAL começa a ganhar vida nas principais artérias do município. O Rossio é o principal palco da quadra natalícia, abrigando o Mercado de Natal, que se estende pela Rua Direita e Mercado Municipal. Já a partir deste feriado, dia 1, é possível ver a iluminação de Natal nas ruas, praças, jardins, igrejas e edifícios da cidade.

Por Luís Silva

Com o mote “A magia está aqui”, o município de Viseu dá início ao projeto VISEU NATAL já nesta sexta-feira, 3 de dezembro. A programação da cidade oferece aos seus habitantes, e a todos aqueles que a visitem, propostas e experiências em áreas tão diversas como cultura, turismo, restauração e hotelaria.

Em especial destaque surge o incentivo dado ao comércio local e tradicional, sob o mote secundário “A magia está no comércio local”, cujo objetivo é a dinamização económica num dos setores que foi mais afetado pela pandemia da Covid-19.

Iluminação de Natal dá “brilho” a Viseu

Neste dia 1 de dezembro, a Cidade-Jardim ganha brilho com a ligação do projeto de iluminação. Este momento terá lugar na Praça da República (Rossio) pelas 18 horas. As decorações de luz irão iluminar ruas, praças, avenidas, jardins e fachadas de edifícios e Igrejas, como é o caso da Sé, das Igrejas da Misericórdia, dos Terceiros, Carmo e Seminário Maior e da Capela Nossa Sr.ª dos Remédios.

Estrelas, sinos, anjos e bolas de Natal são os elementos principais escolhidos para a decoração da cidade. Alguns dos locais abrangidos por este projeto de iluminação são as Ruas Formosa, da Paz, Alexandre Lobo, Miguel Bombarda, do Comércio e da Vitória; as Avenidas 25 de Abril, Alberto Sampaio, António José de Almeida e Capitão Silva Pereira; mas também os Largos de Santa Cristina e da Prebenda, e os Jardins das Mães e do Soldado Desconhecido.

“Neste mapa de luz, o percurso estende-se também às Freguesias do concelho, com 32 estrelas cadentes, com tecnologia 100% LED, a iluminarem as fachadas de edifícios, igrejas e capelas”, comunica o município de Viseu.

Mercado de Natal regressa à Cidade-Jardim

O já conhecido Mercado de Natal está de regresso em 2021. Dadas as obras que estão a decorrer no Mercado de 2 de Maio, local original desta iniciativa, a praça central da cidade de Viseu, o Rossio, transforma-se no ponto de encontro de operadores e comerciantes de produtos da época. “São 15 as casinhas de madeira que estarão de portas abertas ao longo da semana, com uma montra recheada de produtos variados que viseenses e visitantes poderão adquirir”, pode ler-se em comunicado.

Os viseenses poderão fazer as suas compras natalícias neste mercado, que oferece desde doçaria tradicional, a chocolataria, queijos, enchidos, vinhos do Dão, frutos secos e, ainda, flores, artesanato e outros produtos tradicionais.

O Mercado de Natal irá invadir também a famosa artéria histórica de Viseu, a Rua Direita, ocupando algumas das suas lojas devolutas, em complemento à oferta existente das lojas e negócios de comércio tradicional já existentes. Dado o elevado número de candidaturas, está também a ser considerada a ocupação de alguns dos espaços da galeria superior do Mercado Municipal, alargando assim o Mercado de Natal a um terceiro local.

Presépios estarão em exposição pelo centro da cidade

Não esquecendo o lado religioso desta quadra festiva, o Rossio será um pequeno museu de presépios a céu aberto. No concurso Rota dos Presépios, estarão em destaque variadas representações deste símbolo típico da Natividade.

O presépio da Freguesia de Côta, vencedor da edição de 2020, estará suspenso nas árvores da praça (dada a sua arquitetura) para contemplação de quem por ali passar ou fizer uma paragem. Já o Jardim Tomás Ribeiro será adornado com o presépio da Freguesia de Calde, terceiro classificado em 2019, para além de que contará ainda com o presépio da Freguesia de Viseu, a concurso nesta edição de 2021.

Para além destes, a Praça da República será decorada com o tradicional presépio já conhecido pelos viseenses e pela “Sagrada Família”, da Bordallo Pinheiro.

Em 2021, a criatividade das Freguesias do município será posta à prova na nova edição da Rota dos Presépios. A partir de 7 de dezembro até 6 de janeiro, será possível conhecer o resultado das propostas feitas pela comunidade, em cada uma das Freguesias.

Espetáculos, concertos e animação de rua encabeçam a programação cultural

Museus Municipais e a Biblioteca Municipal D. Miguel da Silva serão os espaços privilegiados para acolher o conjunto de atividades culturais previstas, visto permitirem uma maior e melhor gestão da lotação e participação do público, de acordo com as medidas e orientações do Governo e da Direção-Geral de Saúde (DGS).

Ao longo de todo o mês de dezembro, até ao dia 7 de janeiro, os oitos Museus Municipais vão receber oficinas, workshops, cinema, conversas, leituras de contos e histórias.

Destaque para a nova exposição “A cor do Presépio”, do Museu Almeida Moreira, que abre portas no próximo domingo, dia 5 de dezembro, pelas 17 horas. A mostra reúne um conjunto diversificado de representações da natividade cristã, que exploram diferentes técnicas artísticas e expressões culturais.

A animação de rua ganhará relevo no programa de Natal, com vários grupos a percorrer os espaços da cidade, surpreendendo as pessoas com momentos musicais, de teatro, entre outros. “Workshops temáticos de Natal, associados às artes ou à gastronomia, peças de teatro para miúdos e graúdos, e concertos e espetáculos musicais complementam esta oferta de micro eventos, vocacionada para todas as idades”, acrescenta a autarquia.

Os já tradicionais concertos da época, nomeadamente o de Natal e Vozes Brancas, face às limitações impostas, assumirão um formato digital, em live streaming, nos dias 18 e 19 de dezembro, respetivamente. Já o concerto de Ano Novo e Reis, o seu formato e realização estarão sujeitos às orientações da Autoridade de Saúde Local, dado que este está agendado para o dia 2 de janeiro, dia em que tem início a semana de contenção de contactos anunciada pelo Governo.

Solidariedade é um dos pontos-chave da programação

O Viseu XMAS RUN regressa às ruas da cidade, no próximo dia 19 de dezembro, e desafia todos os viseenses a vestirem o seu fato de Pai Natal e a participarem da caminhada ou corrida que estão a ser preparadas.

A iniciativa, 100% solidária, tem já as inscrições abertas e, nesta edição, toda a receita angariada irá reverter para crianças e jovens do concelho de Viseu em situação mais desfavorecida, com o objetivo de concretizar sonhos e de lhes proporcionar experiências únicas

O VISEU NATAL é uma iniciativa do Município de Viseu, que conta com a parceria da Associação Comercial do Distrito de Viseu (ACDV) e a Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP). A iniciativa pretende promover a celebração das tradições da quadra natalícia particularmente do comércio tradicional das ruas e praças do Centro Histórico e zonas envolventes.

a