Projeto ambientalista vai permitir o uso de energia limpa em Vouzela

No passado dia 29 de novembro, Vouzela recebeu a Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, para presidir ao lançamento de projeto-piloto que vai permitir a produção de energia limpa todos os dias do ano.

Por João Nogueira

A primeira pedra do Centro de Demonstração de Tecnologia Energética de Vouzela não depende das condições climatéricas envolventes e é, para o presidente da Câmara Municipal de Vouzela, Rui Ladeira, um projeto alinhado com a estratégia de desenvolvimento do conselho: “Temos obviamente interesse na inscrição de Vouzela no mapa das energias renováveis em projetos inovadores e num tema tão atual como o da transição energética. Vamos acompanhar a evolução deste projeto-piloto e deste centro demonstrativo esperando alcançar os bons resultados que todos ambicionamos”.

A Ministra da Coesão Territorial demonstra expectativa na novidade de Vouzela ao revelar a vantagem destes “projetos ideais para territórios de baixa densidade”: “Podemos ter o concelho de Vouzela alimentado, a não gastar um cêntimo em energia e a gastar apenas energia limpa com base numa fonte sustentável”.

A ser acompanhado pela Direção-Geral de Energia e Geologia e pelo Instituto Superior de Engenharia do Porto, este projeto de Vouzela contou com a presença da Ministra Ana Abrunhosa que inaugurou também o alojamento local Isatour- Natural Park House.

a