Liga Placard: Final de loucos na Beira Alta assegura segunda vitória para o Viseu 2001

O Viseu 2001, recebeu e venceu (4-3) no final da tarde deste Domingo (28), a equipa do Modicus Sandim. O Pavilhão Municipal de Viseu foi palco de um jogo bastante aberto e sempre bem disputado, com ambas as equipas, a lutarem literalmente até ao segundo final na procura do golo

Por Leonardo Mesquita

Entrar forte e cedo marcar, dá tranquilidade e vantagem ao intervalo

O jogo começou numa tomada de equilíbrio, até que o Viseu se colocou na frente do marcador aos 4 minutos. Remate forte de Lukinhas após um pontapé de canto muito bem cobrado pela equipa viseense, que permitiu uma defesa incompleta de Gerson, e Rafa Stocker, muito pertinente, apenas teve de empurrar para o fundo da baliza no ressalto. Sem tempo para resposta, o 2-0 surgiu logo na jogada seguinte. Novamente após um pontapé de canto, a bola foi parar aos pés de Peixoto, que fez um grande remate ao ângulo da equipa de Sandim e dobrou a vantagem no placar.

Após os golos, o Viseu recuou linhas e entregou o jogo ao Modicus. No entanto, os nortenhos apesar do domínio consentido pelos locais, apenas efetuaram alguns remates que não incomodaram Thiago Soares. Por outro lado, os beirões sempre saíam em contra-ataque e tiveram várias ocasiões para ampliar ainda mais a vantagem. O jogo manteve-se a este ritmo até o final da primeira-parte, e os viriatos recolhiam ao intervalo com uma vantagem confortável de dois golos.

Vitória assegurada no último segundo

Se a turma liderada por Paulo Magalhães já estava confortável no encontro, ainda ficou mais, quando no início da segunda metade, Mamadú Ture fez o terceiro golo do Viseu. Trabalho individual do guineense emprestado pelo Sporting, que foi finalizado com um remate fortíssimo à baliza dos visitantes.

Menos de dois minutos depois, aos 24’, os gaienses reduziam diferenças. Falha de marcação do Viseu e Uesler a reduzir a passe de Fábio Lima.  Após o golo, Peixoto acabou expulso por duplo amarelo, deixando a equipa do centro do país reduzida a 4 unidades. Durante os dois minutos de superioridade numérica, os vestidos de branco poderiam ter marcado o seu segundo golo, mas Thiago inspirado, e os postes da baliza viseense não permitiram. Mas, já com o Viseu 2001 recomposto, Fábio Lima teve o momento mágico da tarde. Foi dos pés do ala que saiu o golo que meteu o Modicus a apenas um golo do Viseu aos 27’, com um remate cheio de classe, digno de ser visto e revisto. Após esse momento de magia, o Modicus foi atrás do empate, e aos 36’, o treinador Ricardo Ferreira apostou no 5×4, que originou algumas boas oportunidades para a igualdade. A equipa do concelho de Gaia estava muito adiantada na quadra e consentiu um contra-ataque fatal, que permitiu a Mamadú Ture bisar no último minuto, isolado perante Gerson, e voltar a colocar a vantagem viseense em dois golos. Nestes loucos instantes finais, os forasteiros conseguiram voltar a reduzir, novamente através de Uesler. 4-3 no marcador. No último segundo de jogo, Thiago Soares tirou o pão da boca ao Modicus, a impedir milagrosamente o empate que foi tão procurado pelo emblema do distrito do Porto. Deste modo, o jogo terminaria e o Viseu assegurou uma vitória importantíssima, na tentativa de fuga à zona de despromoção.

Atualmente e com este triunfo, o Viseu 2001 soma agora 7 pontos em 10 jogos, igualando na classificação as equipas do SCU Torrense, e o adversário desta tarde o Modicus, na 11ª posição. Segue-se para os viriatos uma deslocação a Portimão na próxima ronda, para defrontar o Portimonense. Por seu lado, o Modicus viaja para Sandim com os mesmos 7 pontos com que começou a ronda. Os vila-novenses estão a fazer um campeonato muito abaixo das expectativas e só voltam a entrar em campo na 12º jornada, quando se deslocarem ao pavilhão do FC Azeméis.

a