Novo presidente do IPV quer criar novos espaços para o instituto

José dos Santos Costa foi eleito presidente do Instituto Politécnico de Viseu (IPV), no dia 14 de setembro, apresentado os seus planos para as escolas que compõem o instituto.

Redigido por Sofia Simão e Letícia Silva

De acordo com José Costa, é um grande desafio ser presidente, porque as dimensões que envolvem o instituto são enormes e é muito difícil “gerir pessoas”. O presidente refere que “as exigências são grandes”, mas “temos que responder perante elas”.

O presidente do IPV conta que tem muitos planos para o futuro do instituto e se conseguir realizar metade deles, já fica satisfeito.

Para a Escola Superior de Educação (ESEV) tem como objetivo ampliar as instalações e, para isso, tenciona criar um novo espaço térreo, para colocar mais salas.

Para a Escola Superior de Tecnologia Gestão de Lamego (ESTGL) o objetivo é colocar a ação social a funcionar melhor, conseguir apoio médico e criar o museu da pessoa. Uma vez que Lamego não tem alojamento para os estudantes, o maior desafio será construir residências, pois “não faz sentido nenhum que Viseu tenha residências e Lamego não tenha”, assume José Costa.
No Campus de Viseu, o presidente espera conseguir um espaço de desporto, saúde, bem-estar e sustentabilidade e ainda tem como objetivo construir a quarta residência.

Também pretende alargar a Escola Superior de Gestão (ESTGV) e criar um espaço de estudo sustentável e moderno, gerido pelos próprios estudantes. Este espaço funcionaria 24 horas por dia, teria cacifos, máquinas de venda e cantina.

O plano para a Escola Superior Agrária (ESAV) é edificar a nova instituição, através de um plano de recuperação.

Já para a Escola Superior de Saúde (ESSV) o objetivo é construir um laboratório de prática simulada avançada, visto que os contextos são cada vez mais reais enquanto práticas clínicas.

O novo presidente do IPV é doutorado em Ciências da Saúde pela Faculdade de Medicina da Universidade de Salamanca, completou o mestrado em Ciências de Enfermagem pelo Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto, e a licenciatura em Medicina Dentária pela Universidade Católica Portuguesa.

José Costa é docente da Escola Superior de Saúde (ESSV), desde 1991. Foi convidado pelo IPV, em 2009, a ser vice-presidente da instituição, ficando no cargo durante 8 anos. Também trabalhou na área hospitalar durante alguns anos, no antigo hospital São Teotónio, na área da ortopedia.

Teve sempre como objetivo crescer pessoal e profissionalmente, contando para isso com o apoio dos pais e avós, que são as grandes referências da sua vida. O presidente considera ser uma pessoa muito determinada, persistente e nunca quis prejudicar ninguém para chegar onde chegou. Para além disso também gosta de ter um papel ativo na comunidade. No passado dia 5 de novembro, José Costa foi entrevistado por alunos de Comunicação Social, no programa “Ecafé”, no âmbito da unidade curricular Multi-Câmara em estúdio.