Medalha de Ouro para Telma Monteiro no Grand Slam de Abu Dhabi

A judoca portuguesa Telma Monteiro conquistou, esta sexta-feira, a medalha de ouro no Grand Slam de Abu Dhbai, ao vencer na categoria de -57kg. A atleta enfrentava a primeira grande prova depois dos Jogos Olímpicos Tóquio’ 2020. Catarina Costa conquistou o bronze em -48kg.

Por Tânia Chaves

Com os Jogos Olímpicos de Paris’ 24 em vista, a judoca do Benfica correspondeu as expectativas e subiu ao primeiro lugar do pódio. Após ter ficado de fora da primeira ronda, Telma Monteiro chegou aos quartos-de-final e venceu a francesa, Faiza Mokdar, por “waza-ari”. Nas meias-finais, derrotou Acelya Toprak, judoca britânica, por “ippon”, e garantiu a presença no “duelo final”. No último combate, a portuguesa defrontou Priscilla Gneto. Ambas as atletas nunca se tinham enfrentado, e no minuto final, Telma Monteiro levou a melhor sobre a francesa, acabando mesmo por vencer.  

Após a conquista, também a portuguesa Catarina Costa trouxe para solo nacional a medalha de bronze, na categoria de -48kg, após derrotar a judoca belga, Ellen Salens, assim como a russa, Sabina Gilliziava. Antes disso, Joana Diogo, última atleta portuguesa inscrita no Abu Dhabi, saiu derrotada da prova, quando se estreava na categoria de -52kg. Telma Monteiro, “heroína lusa” do dia, terminou a época da melhor forma, repetindo o ouro conquistado em Abu Dhabi em 2014.

a