Clube de Leituras de Peças Teatrais apresenta “Alma”

O Clube de Leitura de Peças de Teatro apresentou, mais uma vez, uma obra teatral. “Alma”, da autoria de Tiago Correia, foi a peça selecionada. O encontro realizou-se na passada terça-feira, (16/11) às 21h00, na Incubadora do Centro Histórico de Viseu.

Por Cristina Leite

Uma vez por mês decorre o Clube de Leitura de Peças de Teatro, realizado na Incubadora do Centro Histórico de Viseu. Esta semana a peça escolhida foi “Alma”, escrita por Tiago Correia ator, encenador, compositor e professor de interpretação na Academia Contemporânea do Espetáculo de Vila Nova de Famalicão, que marcou presença na sessão.

A peça narrada, “Alma”, aborda o tema do suicídio que, através de gargalhadas e constantes interrogações conseguiu envolver o público presente. A obra deixa uma pergunta implícita: até que ponto está nas nossas mãos impedir a vontade de uma pessoa acabar com a sua própria vida?

Tiago Correia confessa que a peça surgiu com a intenção de encená-la com os seus próprios alunos de interpretação. Todavia, tal ideia não chegou a acontecer, pois considerou que o tema da peça não era vincado, fundamentalmente, para jovens. “Isto não é para a escola”, refletiu. Explicou, igualmente, que apesar de já ter escrito vários argumentos, series e até um filme a peça “Alma” foi uma “descoberta da própria escrita”.

Tiago Correia é também o diretor artístico e cofundador da companhia te teatro “A Turma”, criada em 2008 na cidade do Porto.  “A Turma” encena peças desde celebres autores da dramaturgia, passando por obras contemporâneo, bem como adaptações livres de clássicos, ensaios entre outros textos literários.

“Alma” recebeu a vitória do Grande Prémio de Teatro Português como melhor texto, em 2018. A peça estreou-se em janeiro de 2020, no Teatro Aberto em Lisboa com a participação de atores conhecidos do público português, como Bruna Quintas e Bernardo Lobo e Faria.

Gi Da Conceição, coordenadora do Clube de Leituras de Peças de Teatro, explica que resolveram realizar um clube leitura, onde se poderia abordar diversos autores.

“Este ano decidimos fazer um clube onde pudéssemos ter metade textos de dramaturgas e outra metade textos de dramaturgos para haver um misto. E também procuramos misturar textos contemporâneos com textos clássicos” elucida a também responsável pela produção e direção de cena do Teatro Viriato.

O Clube de Leitura iniciou os seus eventos em maio do ano passado, sempre realizado à terça-feira, uma vez por mês, às 21h00.  O público tem a opção de comparecer fisicamente ou online.

A coordenadora afirma que tem havido sempre muita adesão “pessoas novas, pessoas que se mantém frequentemente a vir ao clube tanto à procura de conhecer as obras como o autor”.  Gi Da Conceição salienta a importância do debate final que têm sempre lugar no encerramento das leituras.  “Queremos cada vez mais proporcionar o debate e incentivar o pensamento crítico” esclarece, acrescentando que o debate realizado no final é o ponto mais importante da noite.

A peça “Alma” foi a penúltima obra apresentada ao público viseense. A próxima sessão será a 7 de dezembro. “Striptease”, “Sonho com Revólver” e “O Amor É Um Atirador Furtivo” de Lola Arias, serão as obras lidas, tornando-se o ponto final deste projeto.

Os eventos do Clube de Leitura são promovidos pelo projeto “Creta” apoiado pelo programa VISEU CULTURA – ANIMAR, promovido pela Câmara Municipal de Viseu. Segundo Luís Belo, integrante do projeto, “o Creta surge com a vontade de explorar o Teatro não só apresentar espetáculos, mas debruçarmo-nos sobre a sua criação. Como falar com realizadores, encenadores, cenógrafos, atores sobre o que é para eles necessário para se dar origem a um espetáculo. Detalhando e debatendo o que é “Um princípio de Espetáculo” para eles”. O Creta proporciona outro tipo de eventos como “Exercícios de Escuta”, “Laboratório de Dramaturgia”, entre outros. Possuem também vários Podcasts como “O Lugar De Onde Se Ouve” e “Quase Invisível”.