Mealhada é finalista do “Municípios do Ano Portugal 2021” com projeto dinamizador

O Município da Mealhada está indicado ao concurso “Municípios do Ano Portugal 2021” na categoria regional. A cerimónia de entrega dos prémios agendada para dia 2 de dezembro e que terá lugar no Teatro Municipal Baltazar Dias, no Funchal, consagrará várias autarquias, entre elas a Mealhada com o seu projeto dinamizador “Academia de Líderes Ubuntu”.

Por João Nogueira

A “Academia de Líderes Ubuntu” é um projeto colaborativo entre o Município da Mealhada, o Instituto Padre António Vieira e o Agrupamento de Escolas de Mealhada e surgiu no seguimento da criação do bosque Madiba, na Mata Nacional do Bussaco. O bosque celebra Nelson Mandela e a sua vida em 100 árvores, tendo a árvore n.º 64 sido plantada por Rui Marques da IPAV no dia 18 de julho nas comemorações do Dia de Nelson Mandela.

Já na sua sexta edição, o concurso “Municípios do Ano Portugal 2021” nomeou 27 municípios entre 44 candidaturas no total. A Mealhada é distinguida como finalista com um projeto “que se inspira em modelos de liderança de personalidades como Nelson Mandela, Martin Luther King e Malala Yousafzai” conjuntamente com Águeda, Figueira da Foz e Vagos na categoria regional.

O concurso “Municípios do Ano Portugal 2021” é uma iniciativa promovida pela Universidade do Minho, através da sua plataforma UM-CIDADES, que enaltece a temática do desenvolvimento territorial e o papel das autarquias para o mesmo. Dando destaque a novas realidades e locais de menor densidade populacional, o projeto distingue os impactos notáveis de vários projetos municipais a níveis económicos, sociais e territoriais.