Governo convoca reunião no Infarmed para “salvar” o Natal

O primeiro-ministro, António Costa, convocou já para esta sexta-feira, 19 de novembro, uma reunião no Infarmed devido ao avanço da situação da pandemia da Covid-19, em Portugal.

Por Luís Silva

Depois de dois meses desde a última reunião no Infarmed, a 16 de setembro, o primeiro-ministro voltou a convocar novo encontro, que junta peritos de saúde e políticos, e que visa a definição de eventuais medidas para travar o aumento de casos de covid-19, numa altura em que falta pouco mais de um mês para o Natal.

Segundo a Lusa, a reunião estará marcada para sexta-feira (19), e contará com a participação do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, do presidente da Assembleia da República, Ferro Rodrigues, e de representantes parlamentares.

Ao contrário do que acontecia em setembro, esta reunião irá acontecer numa altura em que Portugal regista um crescimento quer da taxa de incidência da doença – que subiu de 134,2 para 156,5 casos de infeção por 100 mil habitantes –, como do indicador de transmissão.

Com o número de casos de covid-19 a superar os mil pelo sétimo dia consecutivo, é cada vez mais evidente que o país esteja a entrar na quinta vaga da pandemia. Apesar de esperado um menor índice de mortalidade e de internamentos, graças a mais de 85% da população estar totalmente vacinada, a proteção não é completamente garantida.

Na sequência de vários países europeus estarem a avançar com medidas para travar a nova vaga da pandemia, chegou a vez de Portugal de prevenir uma situação que pode pôr em risco as festividades natalícias e de Ano Novo.

António Costa admite estar preocupado com o aumento de casos em Portugal, referindo não recusar a ideia de avançar com novas restrições, se necessário, para travar a subida do número de infeções no país. Já o bastonário da Ordem dos Médicos, Miguel Guimarães, defende o regresso da obrigatoriedade da máscara em espaços fechados.

A reunião agendada no Infarmed acontece numa altura em que está em curso o processo de vacinação com a terceira dose administrada a profissionais de saúde e a maiores de 65 anos.

De acordo com os dados divulgados no último domingo (14), dia em que seria esperado o número de casos ser menor, foram registadas 1,483 novas infeções e 15 mortes. Este é o maior número de vítimas mortais desde o final de agosto.

Nas últimas 24 horas, o boletim diário da Direção-Geral da Saúde (DGS) dá conta de mais 1,693 novos casos de covid-19 e 9 mortes.

a