Município de Viseu distribui 100 ecopontos nas escolas do concelho, no Dia Nacional do Mar

A iniciativa realiza-se no dia 16 de novembro e os equipamentos abrangem pela primeira vez, códigos Braille e ColorADD, ficando assim habilitados a toda a comunidade escolar. A primeira entrega de ecopontos decorre na Escola EB 2,3 de Mundão, com a presença do Vereador com o pelouro do Ambiente e Educação, Dr. Pedro Ribeiro.

Por Andreia Lopes

O Dia Nacional do Mar celebra-se amanhã, dia 16 de novembro, e o Município de Viseu aliou-se à celebração desta comemoração com uma iniciativa direcionada à comunidade escolar.

Neste dia, sete escolas básicas e secundárias do concelho vão receber um conjunto de 100 ecopontos, com 80 litros de capacidade. Não se trata de ecopontos comuns, visto que incluem, pela primeira vez, os códigos Braille, na tampa, e ColorADD, no corpo dos equipamentos.

O objetivo da campanha é sensibilizar e incentivar para a importância da separação de resíduos e o impacto que a reciclagem tem na sustentabilidade ambiental e na preservação do ambiente. De maneira a englobar toda a comunidade escolar, sem qualquer exceção, o Município de Viseu implementou um sistema de ColorADD, código universal e inclusivo que visa auxiliar pessoas que têm dificuldades em identificar as cores, ao juntar as cores primárias com formas geométricas. Já o código Braille permite ajudar as pessoas com deficiência visual.

No dia 16 de novembro, vão ser ainda incluídas as escolas do Viso, Azeredo Perdigão, Grão Vasco, Infante D. Henrique e as secundárias Alves Martins e Viriato. Posteriormente, o Município de Viseu, pretende executar este sistema de identificação por códigos nos restantes ecopontos do concelho.

A iniciativa vem no seguimento de um projeto promovido pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), intitulado de “O mar começa aqui”. O principal objetivo foi fornecer novos conhecimentos aos mais novos estimulando-os a passar a mensagem de que “Tudo o que cai no chão, vai parar ao mar”.