Portugal premiado na 1º edição do EATSA Art & Tourism Film Festival

No passado dia 10 de novembro, a 1º edição do EATSA Art & Tourism Film Festival deu a conhecer os vencedores da competição que teve início no dia 27 de setembro, Dia Mundial do Turismo. A entrega de prémios teve como principal objetivo homenagear iniciativas de criatividade, inovação e mudança, que aumentem o conhecimento do mundo e valorização da essência humana e da beleza ambiental.

Por  Mariana Mendes

Realizada no auditório da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar, em Peniche, a 1º edição do EATSA Art & Tourism Film Festival teve como apresentadora a atriz e poetiza penichense Sónia Balacó. A Sessão de Boas-Vindas contou com a presença de Rui Pedrosa, Presidente do Politécnico de Leiria, Enrico Panai, Presidente da EATSA – The Euro-Asia Tourism Studies Association e Adriana Rodrigues, Presidente da Centro Portugal Film Commission.

Durante a cerimónia, Portugal foi premiado com dois troféus. O diretor, Rafael Almeida, trouxe para casa o prémio EATSA Film Fest Best “Tourism Destinations / Regions” Promotional, com o filme “Ermida de São Simão” e a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto recebeu o troféu EATSA ARTLAB Second Place Documentary Section Red-stained Ribbons, com o projeto “A Hong Kong Documentary”.

Segundo Francisco Dias, Diretor do Festival e Vice-Presidente da Centro de Portugal Film Commission o “projeto nasceu como forma de consubstanciar uma visão de mudança que fui urdindo durante os meses mais duros da quarentena universal de Covid-19”. O Diretor do Festival conta, ainda, que os projetos audiovisuais são um “veículo de comunicação”, que facilitam a divulgação de valores integrantes de uma ética relacionada com a “sustentabilidade, justiça social, liberdade e sã convivência entre povos, nações, etnias e grupos humanos, pugnando por um mundo mais justo.”

A simbologia do troféu entregue aos vencedores do Festival, foi algo que o responsável fez questão de destacar. A esfera Armilar é fruto do trabalho em mútuo entre Nádia Oliveira, diretora executiva do EASTSA, e Frank Oliveira.

EATSA Art & Tourism Film Festival, é um evento coorganizado pelo Politécnico de Leiria, pela The Euro-Asia Tourism Studies Association e pela Centro de Portugal Film Commission. Temas como a sustentabilidade e ecologia estiveram presentes em diversas categorias que constituíram o festival.