Deputados votam a favor da revogação ao Cartão do Adepto

O projeto de lei proposto pela Iniciativa Liberal (IL) para revogar o Cartão do Adepto foi aprovado pelo Parlamento, na ultima quarta-feira, dia 11 de novembro.

Por Mariana Úria

A votação, que contou com 202 deputados, teve a abstenção do PSD e do PS, à exceção dos deputados socialistas Pedro Bacelar de Vasconcelos, Isabel Moreira, Rosário Gamboa, Tiago Barbosa Ribeiro, André Pinotes Batista, Joana Lima, Carlos Braz e Constança Urbano de Sousa, que votaram a favor, como os restantes partidos. Já as propostas, para o mesmo efeito, do PCP e do Chega não foram aprovadas.

O cartão do adepto foi implementado depois da inibição de público nos recintos desportivos ter adiado a aplicação da portaria, que foi publicada em 26 de junho de 2020, devido à pandemia de COVID-19.

 Com adesão reduzida e zonas dos recintos maioritariamente vazias, o projeto foi alvo de críticas dos clubes e dos próprios associados.

De acordo com o portal dedicado ao documento, foram emitidos até hoje 2.949 cartões do adepto e registados 111 promotores de eventos.

Após o resultado da ultima quarta feira, o assunto vai ter de ser votado na especialidade e em votação final global.

Esta decisão vem ao encontro das intenções dos clubes e dos adeptos, que desde a implementação do cartão do adepto se manifestaram contra o mesmo.

a