Liga Placard: Viseu 2001 lutou, mas campeão europeu sai vitorioso da Beira-Alta

Depois da derrota a meio da semana frente ao Candoso, o Viseu 2001 recebeu no final da tarde de Sábado (13), no Pavilhão cidade de Viseu, o Sporting, campeão europeu em título. Depois de uma boa primeira parte dos viseenses, a equipa de Alvalade mostrou a sua superioridade na segunda metade, alcançando uma vitória por 3-6.

Por Leonardo Mesquita

Ambiente de Champions e empate ao intervalo

Num pavilhão cheio, com um ascendente de adeptos leoninos, o primeiro golo da partida surgiu logo no minuto inaugural do jogo. Grande trabalho individual da Mamadu Turé, e 1-0 para a equipa de Viseu.  

O Sporting respondeu de imediato com várias incursões perigosas à baliza viseense. Apesar da resposta leonina, foi novamente Mamadú Ture a criar perigo, com uma bola no poste da baliza forasteira. Na jogada seguinte, foi Zicky Té, por parte do Sporting a mandar o esférico à barra das redes defendidas por Thiago Soares. O guarda-redes viseense foi chamado a intervir bastantes vezes durante o encontro, respondendo sempre com imensa segurança.

A equipa que viajou de Lisboa dominava o encontro, mas foi Pelé aos 5’, a dilatar a vantagem para o Viseu 2001, após uma boa jogada de contra-ataque guiada por Daniel Ramos.

Mais uma vez os verdes e brancos insurgiram-se após o golo. O seu domínio era claro, graças aos seus ataques 5×4 mantendo sempre Guita como guarda-redes. Por seu lado, a equipa beirã manteve-se bastante aguerrida na tarefa defensiva, saindo várias vezes em contra-ataque, sempre com bastante critério.

Aos 10’, a muralha dos viriatos cedeu e Cavinato reduziu o marcador. Livre estudado pelos homens liderados por Nuno Dias, com Merlim a servir o ala leonino para um remate bastante preciso, que só acabou no fundo da baliza do Viseu 2001. Com o golo, os leões empurraram ainda mais o Viseu para trás e a igualdade chegou a segundos do intervalo. Passe bem medido por parte de Tomás Paçó, e Waltinho a marcar o seu quarto golo na liga. A primeira-parte não terminaria sem a bola ultrapassar mais uma vez a linha de golo viseense, mas a buzina final já tinha soado.

Os Campeões da Europa confirmaram o estatuto  

Na segunda parte, os leões surgiram com outra preponderância no encontro. Graças a essa entrada, aos 21’, Cardinal efetuou a reviravolta. O internacional português a marcar a passe de Pauleta.

Após o golo, o Viseu 2001 não baixou os braços e tentou igualar a partida. Em menos de 1 minuto a equipa que vestiu de laranja conseguiu dois remates perigosos à baliza de Guita. Embora a boa reação dos viseenses ao golo sofrido, o Sporting ampliou a vantagem aos 26’ por Caio Ruiz e Miguel Ângelo. Dois golos de rajada dos leões, que abateram quaisquer aspirações do penúltimo classificado da liga.

Sem ameaçar seriamente a baliza do Sporting na segunda parte, o Viseu 2001, chegou ao 3-5 aos 35 minutos, após mais um excelente trabalho individual de Mamadú Ture dentro da área leonina. Mas no minuto seguinte, Waltinho assistiu Tomás Paçó para o 3-6, resultado que se fixaria até ao final da partida.

Deste modo, os viseenses somaram a segunda derrota consecutiva e continuam com 4 pontos, na penúltima posição. Na próxima jornada, a nona da Liga Placard, o Viseu 2001 desloca-se a Fafe para defrontar o Nun’ Álvares, num jogo que vai opor os dois últimos classificados da tabela.

Por sua vez, o Sporting engata a quarta vitória seguida no campeonato e passa a somar 21 pontos, partilhando a liderança com o Benfica e com o surpreendente Fundão. Na próxima ronda irá receber no Pavilhão João Rocha, precisamente o SL Benfica, naquele que irá ser o grande jogo da jornada 9.

Imagem: Viseu 2001

a