Sub-21: Portugal bate Chipre com golo de Gonçalo Ramos

Num jogo a contar para a qualificação do Campeonato da Europa de 2023, a Seleção Nacional Sub-21, foi superior durante os 90 minutos, mas venceu o Chipre, apenas pela margem mínima. Gonçalo Ramos fez o único golo da partida.

Por Tânia Chaves

Com o técnico adjunto Romeu Almeida a comandar a equipa, após a ausência, do treinador Rui Jorge, depois de testar positivo à Covid-19, Portugal entrou a dominar o jogo frente ao Chipre, com um cabeceamento perigoso nos minutos iniciais, após canto batido por Fábio Vieira.

Com Gonçalo Inácio, a assumir pela primeira vez, a titularidade na defesa portuguesa, a equipa ameaçou fazer o primeiro golo logo aos 2 minutos, após o cabeceamento do jovem defesa do Sporting.

Numa partida em que as duas equipas entraram à procura do golo, Celton Biai brilhou após tentativa de golo por parte da equipa cipriota. Quem acabou por marcar foi mesmo Portugal, que fez o único golo do jogo aos 15 minutos, por intermédio de Gonçalo Ramos. Após as várias investidas feitas pela seleção lusa, o Chipre reagiu com algum perigo para os defesas portugueses.

No decorrer do jogo, Portugal criou perigo, chegando com muita facilidade ao último terço do terreno, mas a falta de eficácia dominou os avançados lusos. Durante a segunda parte, o técnico adjunto, lançou Chiquinho, Afonso Sousa, Paulo Bernardo, Henrique Araújo e Tomás Händel, para as saídas de Fábio Silva, Fábio Vieira, André Almeida, Gonçalo Ramos e Tiago Dantas.

Após o apito final do francês, Jérémie Pignard, a Seleção Nacional Sub-21 terminou o jogo em primeiro lugar do Grupo 4, com 12 pontos, deixando o Chipre em terceiro lugar, com menos dois pontos que Portugal. Nesta fase de qualificação para o Euro 2023, a equipa das “quinas” conta agora com 14 golos marcados e zero sofridos. As duas seleções voltam a medir forças na próxima terça-feira no estádio de São Luís, em Faro.

a