Maratona de Xangai adiada devido ao aumento de casos COVID-19

A maratona de Xangai, que estava prevista para o próximo dia 28 de novembro, foi adiada, devido ao receio de aumento de casos no país. A China que deverá receber os jogos olímpicos de inverno em fevereiro de 2022, decidiu ontem, dia 10 de novembro, cancelar o evento de modo a assegurar condições para a realização dos jogos em fevereiro. 

Por Marco Sousa

A China havia já cancelado em outubro as maratonas em Pequim e Wuhan, também devido ao risco de propagação do vírus no país. “Optámos por dar prioridade à saúde de atletas e público”, refere a organização da prova.

O país asiático reforça ainda que os jogos olímpicos, que irão decorrer entre 4 e 20 de fevereiro de 2022, não serão cancelados e que o evento decorrerá em sistema de bolha para todos os atletas. Os jogos de inverno irão juntar cerca de 3.000 atletas de diferentes nacionalidades. O público será permitido nas competições, mas apenas para quem já se encontra na China.

A organização da maratona de Xangai, não divulgou o número de inscritos para a edição do presente ano, mas deverá rondar os 9.000 participantes, número que foi atingido no ano passado. 

A China registou esta quarta-feira 54 casos de COVID-19, levando assim a medidas rigorosas para travar a ascensão deste número. O país encontra-se neste momento com tolerância zero para com casos de COVID-19, uma vez que se aproximam os Jogos Olímpicos de Inverno.  

a