Erasmus+ reúne em Viseu vários países em torno do combate ao Cyberbullying

O Instituto Politécnico de Viseu (IPV) acolheu e organizou uma mesa redonda no âmbito do projeto Erasmus + “Think Twice When You Type”. O cyberbullying foi o tema que esteve presente ao longo da sessão.

Por Tatiana Gonçalves

Foram mais de duas dezenas de participantes entre a EscolaSecundária Emídio Navarro (ESEN) e parceiros internacionais, provenientes de países como a Croácia, Eslováquia, Letónia, Roménia e Turquia.  

Como anfitrião Presidente do IPV, Prof. José dos Santos Costa e a moderação esteve a cargo do Vice-Presidente, Prof. João Vinhas, coadjuvado pelo Serviço de Relações Externas, representado pelas Dras. Helena Rodrigues e Sandra Familiar, que apresentaram a instituição nas suas dimensões internacionais.

A parte cientifica do evento foi assegurada pela  professora Cátia Magalhães, especialista na prevenção da violência entre jovens, e docente do Departamento de Psicologia e Ciências da Educação da Escola Superior de Educação, juntamente com o professor Filipe Caldeira, docente da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu, especialista em segurança tecnológica da informação e da comunicação e proteção de infraestruturas.

Neste mesa redonda é importante referir que, tanto a Escola Secundária Emídio Navarro como o Instituto Politécnico de Viseu são duas entidades que mostram estar bem atentas à problemática debatida, encontrando-se já a implementar procedimentos para uma internet mais segura junto dos seus alunos, não esquecendo, porém, que eventuais atitudes de bullying podem existir para além daquele meio.

a