Liga Portugal Bwin: dois dérbis minhotos numa jornada em que não se esperam alterações na liderança

O pontapé de saída da 12.ª jornada da Liga Portugal Bwin está marcado para dia 26 de novembro, com um dérbi minhoto, Moreirense – Gil Vicente. No topo da tabela não se esperam mudanças, apesar de os três grandes entrarem nesta jornada depois de jogos exigentes de Liga dos Campeões.

Por Rafael Fernandes

Porto e Sporting jogam em casa, no dia 27 deste mês, frente ao Vitória e Tondela, respetivamente. Não são esperadas facilidades para os atuais líderes do campeonato, mas o histórico de confrontos deixa boas perspetivas para ambos os clubes. Os dragões não perdem pontos frente aos vimaranenses desde a época 2018/2019. Já o atual campeão nacional venceu, de forma confortável, os beirões, nas últimas duas épocas, jogando em Alvalade.

O Benfica entra em campo um dia antes, a 26 de novembro. Os comandados de Jorge Jesus defrontam a B SAD depois de uma exigente jornada europeia, frente ao Barcelona, que pode definir o futuro das águias na liga milionária. Do outro lado está a B SAD, que já disputou seis jogos caseiros nesta época para a I Liga e venceu apenas um.

Santa Clara e Marítimo, clubes que ocupam as duas últimas posições, defrontam Estoril e Paços de Ferreira, respetivamente. Ambos os clubes não vencem para a Liga Portugal Bwin desde agosto. O Santa Clara visita a atual revelação do campeonato, Estoril. Já o Marítimo, com Júlio Velásquez pressionado no comando técnico, recebe o Paços de Ferreira, clube que atravessa igualmente uma crise de resultados.

A jornada encerra no dia 30 de novembro tal como começa: com novo dérbi minhoto. O Braga defronta o Vizela, sabendo que não pode perder muitos mais pontos se quiser continuar na perseguição ao pódio. Os arsenalistas terão pela frente um Vizela que desespera por pontos. A última vitória do emblema recém-promovido data de 14 de agosto, frente ao Tondela, na 2.ª jornada.

a