Porquê mexer com o tempo?

Na madrugada deste domingo, a hora mudou. Às 2h da manhã, voltou a ser 1h. Lá se foi o nosso querido horário de verão e chega o temível horário de inverno. Porquê mexer com o tempo? Será que faz sentido?

Por Kevin Santos

A ideia é originária de outros tempos, lá atrás no século XVIII. Benjamin Franklin, com o objetivo de poupar velas (sim, velas, porque, como podem imaginar, naquela altura a eletricidade ainda não os assistia), teve a brilhante ideia de criar dois horários, um de verão e um de inverno. Mais tarde, após a Primeira Guerra Mundial (e depois da Segunda, também), a ideia do cientista norte-americano foi recuperada. Porquê? Mais uma vez, com vista à poupança. Mas, neste caso, de combustível, numa altura em que os recursos eram escassos. Por fim, em 1973, durante uma crise de petróleo, volta a emergir a revolucionária proposta… Poupança, poupança, poupança!

Mas faz sentido, hoje em dia, mudar a hora para poupar energia? Durante o horário de inverno, é noite a partir das 17h, ou seja, maior necessidade de utilizar iluminação. Nesta fase do ano, as temperaturas são muito mais baixas, o que quer dizer que se vai investir ainda mais em aquecimento, que se traduz em maiores gastos de combustível. E é que nem vou falar das iluminações de Natal. Será que se poupa, realmente, com estas alterações?

Antes que me chamem de alguns nomes menos próprios, faz sentido esclarecer a minha posição: Considero que estabelecer e manter o horário de verão seria a escolha mais indicada. Porquê? Porque a suposta poupança energética, durante o verão, continuaria a acontecer (e até poderia ser maior…) e por razões de saúde! Acredito que me sinto mais motivado quando sei que tenho uma réstia de dia, uma réstia de luz e sol, após um dia de trabalho (alguns especialistas, por outro lado, afirmam que, caso o horário de verão se mantivesse durante o inverno, estaria em causa a produtividade da população). Para além da motivação, diretamente relacionada com a nossa saúde mental, acredito que o estabelecimento de um horário único poderia ajudar-nos a criar rotinas. Não só as rotinas de sono, que é muito afetado por estas mudanças, mas também as nossas rotinas diárias. Com mais horas de luz no final do dia, teríamos mais tempo e motivação para realizar outras atividades. Será que a produtividade iria, realmente, descer ou será que ia aumentar?

A Comissão Europeia começou a luta pelo fim da mudança horária em 2018, com uma proposta para a abolição deste processo, e o Parlamento Europeu mostrava intenções de tornar a mudança de hora em março de 2021 a última de sempre. Algo que não se materializou, como podemos comprovar, e já há, inclusive, datas para a mudança horária até 2026 (para que a proposta entre em vigor, o Conselho da União Europeia tem de dar o seu aval).

Portugal é um dos países em desacordo com esta proposta, manifestando vontade em manter os dois regimes horários. Esta decisão assenta num relatório científico do Observatório Astronómico de Lisboa (OAL), em que é referido que são mais as vantagens de mudar a hora do que as desvantagens. Mas, segundo um inquérito a 0,33% dos portugueses (realmente, não foi assim tanta gente), 79% destes mostraram-se favoráveis a manter o horário de verão. Um inquérito muito criticado pelo Observatório Astronómico de Lisboa, que critica a amostra estudada e defende que deveria haver debates públicos, em que se expliquem os prós e contras da alteração da hora ou estabelecimento de um horário único.

Apesar de concordar com os resultados do inquérito, eu também acredito que este é o caminho certo. Devemos debater esta questão, explorando os seus prós e contras. Depois, com conhecimento de causa, poderemos decidir e defender as nossas posições. Eu cá, já sei qual é a minha. Estou farto de sentir uma espécie de jet lag infinito, estou farto de deambular por aí como um zombie saído diretamente de um episódio de The Walking Dead. Para mim, o inverno já é frio e escuro o suficiente, não precisamos de o escurecer ainda mais. Para mim, entrar no horário de inverno é como entrar num autêntico estado de hibernação e a melhor parte deste horário é quando, lá para março, acaba. Mas porque raio andam a mexer com o tempo?

a