La La Land: Uma Viagem aos Clássicos do passado

“La La Land”, de Damien Chazelle, é um filme que estreou no ano passado (em Hollywood) e apenas em janeiro deste ano, em Portugal, mesmo a tempo da 89ª edição dos Oscars, realizada a 26 de fevereiro.

“La La Land” é a terceira longa-metragem do jovem realizador e foi nomeado a 14 Oscars, sendo que arrecadou 6, incluindo Melhor Realizador e Melhor Atriz Principal. O filme alcançou um sucesso enorme e colocou de novo os musicais “no mapa”, no cinema. Além disso, valeu o primeiro Oscar a Emma Stone pelo seu papel no filme e a Damien Chazelle, tornando-se o mais jovem realizador a receber a estatueta na categoria (32 anos).

O filme conta a história de um pianista e de uma atriz que se apaixonam e cujos caminhos cruzam-se enquanto procuram realizar os seus sonhos em Los Angeles.

O realizador conseguiu juntar um grupo talentoso de atores e fazê-los brilhar com a sua exímia realização. Algo que não deixa de ser estranho, visto que os atores principais (Ryan Gosling e Emma Stone), não foram as primeiras escolhas de Chazelle para protagonistas.

A ligação entre Chazelle e o jazz é longa, uma vez que o realizador tentou ser músico antes de entrar para o mundo de cinema. Desta forma, o realizador utiliza bastante o género musical em todos os seus filmes, desde “Guy and Madeline on a Park Bench”, a “Whiplash” e finalmente, “La La Land”.

O filme tem uma magia que só se encontra em alguns clássicos do cinema. “La La Land” faz referências a filmes como “Singin’ in the Rain”, “West Side Story”, “Shall We Dance” e “Moulin Rouge!”.

“La La Land” é um filme recheado de cor e com planos bastante interessantes, algo que já é imagem de marca de Damien Chazelle, a verdadeira estrela do filme. A longa-metragem também conta com uma banda sonora toda ela original e cativante, desde “City of Stars”, “Audition” a “Another Day of Sun”.

O filme ensina-nos que para alcançar os nossos sonhos, por vezes temos que fazer sacrifícios e que a vida não é um conto de fadas.

 

Texto: João Almeida

Imagem: Lionsgate

a