Índice de Igualdade de Género 2021 regista poucos progressos no continente europeu

O Instituto Europeu para a Igualdade de Género (EIGE) publicou ontem, dia 28 de outubro, os resultados do Índice de Igualdade de Género anual. Com um aumento de 0,6 pontos, o continente europeu registou poucos progressos em comparação ao ano de 2020, obtendo 68 pontos em 100.

Por Ana Francisca Oliveira

Os resultados revelam grandes variações nas pontuações no que concerne à igualdade de género entre países, variando entre 83,9 pontos na Suécia e 52,6 pontos na Grécia. Com uma pontuação de 62,2 pontos, Portugal encontra-se abaixo da média europeia.

O Instituto tem como principais objetivos promover a igualdade em termos de independência económica e promover o equilíbrio no processo de tomada de decisões, bem como levar a igualdade de género para além das fronteiras da União Europeia.

A Estratégia europeia para a igualdade de género 2020-2025 pretende construir uma União na qual todos os cidadãos, independentemente da sua idade e diversidade, tenham as mesmas oportunidades, sejam livres de seguir o caminho que escolherem e possam participar na sociedade em pé de igualdade. Esta estratégia visa também combater os estereótipos de género, eliminando as disparidades no mercado de trabalho e a violência.