Porto entre as cidades pré-selecionadas para o Prémio Cidade Acessível 2022

O Porto está entre as cidades pré-selecionadas para o Prémio Cidade Acessível de 2022. Barcelona e Palma (Espanha), Helsínquia (Finlândia), Lovaina (Bélgica) e Luxemburgo (Luxemburgo) estão, também, em competição.

Por Sandy Porto

Estas cidades terão a oportunidade de garantir reconhecimento pela capacidade de adaptação e criação de melhor qualidade de vida a pessoas com deficiência, independentemente da idade, mobilidade ou capacidade. Há uma recetividade a aspetos como facilitação do quotidiano de pessoas com deficiência e dos cidadãos mais velhos e criação de acessos a áreas públicas e privadas, incluindo habitação, áreas de jogo para crianças, ambientes de trabalho, transportes públicos, bem como tecnologias da informação e da comunicação.

Com o intuito de garantir melhores acessos igualitários aos direitos fundamentais, o Prémio Cidade Acessível de 2022 celebra a igual admissão a todos os recursos e prazeres que as localidades têm para oferecer e inclui todas as cidades da União Europeia com mais de 50 000 habitantes.

As cidades vencedoras serão divulgadas no dia 3 de dezembro de 2021 na cerimónia de entrega do Prémio Cidade Acessível, durante a Conferência do Dia Europeu das Pessoas com Deficiência.

a