Anunciados os vencedores do Prémio de Radar de Inovação 2021 da UE

A Comissão Europeia atribuiu prémios a algumas das inovações mais promissoras da Europa, que emergiram de projetos de investigação e inovação financiados pela União Europeia.

Por Mariana Fernandes

A MetGen, da Finlândia, recebeu o Prémio Radar da Inovação 2021. O seu complemento de base biológica sustentável para os materiais de embalagem à base de fibras proporciona maior robustez e resistência à humidade. Para além disso, ao garantir a ausência de produtos petroquímicos no cartão, a embalagem é mais fácil de reciclar e reduz-se a probabilidade de acabar em aterros.

Os vencedores foram distinguidos em três categorias de prémios distintas. No setor das tecnologias da sustentabilidade, o vencedor foi a C2CA Technology, dos Países Baixos, que incrementou um sistema patenteado para a reciclagem de materiais de construção, levando à redução das emissões de gases com efeito de estufa. Já na categoria das tecnologias da saúde o vencedor foi a React4Life, de Itália, que tem como principal objetivo apoiar o desenvolvimento de medicamentos personalizados, conseguindo assim acelerar o desenvolvimento de novas terapias. Por último, a Kypo, da Chéquia, ganhou na qualidade de inovação disruptiva com uma plataforma de fonte aberta para a formação sobre cibersegurança, ajudando a resolver a escassez de competências em cibersegurança na Europa.

O Radar de Inovação é um evento anual – este ano realizou-se no dia 21 de outubro -, em que 12 finalistas de toda a Europa apresentam, a um júri composto por investidores e empresários, os seus planos para entrar no mercado com as suas inovações revolucionárias, que foram apoiadas pela UE.

O projeto é uma iniciativa da Comissão Europeia que pretende dar destaque às inovações resultantes de projetos de investigação e inovação financiados pela UE no âmbito do Horizonte 2020 e do Horizonte Europa, os programas de investigação e inovação para 2014-2020 e 2021-2027, respetivamente.

Este concurso realiza-se desde 2015 e recompensa os melhores inovadores apoiados pela UE que desenvolveram soluções que podem chegar ao mercado. Para obter mais informações à cerca do projeto e dos prémios deve consultar este site https://digital-strategy.ec.europa.eu/en/news/winners-eus-2021-innovation-radar-prize-announced.

a