Serviço de entregas DPD adota frota totalmente elétrica em Lisboa e no Porto

A DPD Portugal aposta, já a partir deste ano, numa renovação da sua frota operacional de entregas totalmente constituída por veículos 100% elétricos. Lisboa é a primeira cidade portuguesa a adotar esta estratégia de descarbonização. Em 2022, será a vez do Porto.

Por Luís Silva

A constituição de uma frota composta exclusivamente por veículos sem qualquer emissão de carbono é a próxima aposta do serviço de entregas DPDgroup Portugal. Em 2022, as cidades portuguesas de Lisboa e Porto já terão em total funcionamento a sua nova frota graças à aquisição de 276 Peugeot Boxer totalmente elétricos.

Sendo o objetivo a descarbonização completa das duas principais cidades lusas, o negócio de renovação dos veículos é avaliado em cerca de 10,5 milhões de euros.

Para já, a frota da DPD Portugal é constituída por 330 veículos. No entanto, para fazer face à tendência crescente deste serviço de entregas devido ao aumento do comércio online, a aposta a curto prazo são os veículos elétricos.

Em declarações ao jornal Dinheiro Vivo, Rui Nobre, diretor-adjunto de Operações da DPD Portugal, assegura que “o transporte urbano de mercadorias é responsável por até 30% das emissões de CO2 nas cidades”, sendo por isso urgente implementar iniciativas ecológicas.

No mês passado, a DPD deu início à circulação da sua nova frota em Lisboa. Esta medida, segundo avança o serviço de entregas, representa uma diminuição de 87% das emissões de dióxido de carbono.

a