Apple aposta num novo processador e em tecnologia mais avançada

Após o grande evento de apresentação do novo iPhone 13, o lançamento dos novos MacBook Pro decorreu no passado dia 18 de setembro, com novidades há muito desejadas pelos consumidores. A marca Apple atualizou as grandes linhas do deu hardware, com ecrãs de 14 e 16 polegadas e novos processadores M1 Pro e M1 Max.

Por Luciana Soares

Os computadores têm design que promovem o retorno de interfaces HDMI e leitor de cartões de memória, além de contar com conector MagSafe para energia. A terceira geração de auscultadores sem fios AirPods também evoluiu e ainda uma nova tentativa de avançar no mercado dos altifalantes inteligentes, com HomePods mini coloridos.

Segundo o vice-presidente sénior de engenharia, John Ternus “hoje, estamos a reimaginar completamente o MacBook Pro, e isso começa com o primeiro processador Pro desenhado para Mac”. A tecnologia referente aos novos microprocessadores, M1 Pro e M1 Max, segundo a marca, são “uma aceleração incomparável do desempenho em relação a portáteis que usam chips Intel”, declarações dadas ao jornal Dinheiro Vivo.  

A recuperação de portas multimédia – uma porta HDMI, um slot para cartões SD – sendo que, além dos USB-C/Thunderbolt volta a ser possível carregar a bateria com MagSafe. A barra tátil desaparece, mas o botão iniciar continua a incluir leitor de impressão digital.

Surgiu finalmente a terceira geração dos auscultadores sem fios AirPods, com uma bateria mais duradoura e “áudio espacial”. O valor inicial ronda os 199 euros. HomePod Mini vai contar agora com versões coloridas, entre elas laranja, amarelo ou azul, a partir de 99 dólares, novidade que ainda não circula no mercado português. O evento “Unleashed” decorreu em formato online onde foi também anunciado um novo plano para o serviço de streaming Apple Music, com valores a partir de 4,99 dólares que dará acesso a um serviço ativado por voz, ainda não disponível em Portugal.  Os novos MacBook Pro, de 14 e 16 polegadas, vão custar cerca de 2349 euros e 2849 euros, respetivamente.

a