Comissão Europeia ambiciona melhores condições de acesso a conteúdos audiovisuais em toda a UE

Na manhã da última sexta-feira, dia 22 de outubro, a Comissão Europeia organizou uma mesa-redonda com o objetivo de abrir diálogo, com todas as partes interessadas, sobre a melhoria das condições de acesso e da disponibilidade de conteúdos audiovisuais em toda a União Europeia.

Por Kevin Santos

A discussão focou-se na recolha e debate de ideias relativamente à promoção da circulação de filmes, séries televisivas e outros conteúdos audiovisuais, garantindo o acesso a uma maior variedade de conteúdos aos consumidores de todos os Estados-Membros da UE.

A mesa-redonda serviu para preparar o diálogo com várias associações que representem as diferentes vozes do setor audiovisual, assim como com os consumidores, promovendo a recuperação e transformação do setor dos meios de comunicação social e do setor audiovisual, durante e após a crise imposta pela pandemia da Covid-19.

Esta iniciativa surge na sequência do lançamento do Plano de Ação para os Meios de Comunicação Social e o Setor Audiovisual, adotado pela Comissão em dezembro de 2020. Um plano que se centra: na recuperação da crise, expandindo o acesso a financiamento; na transformação e consequente investimento para a transição para o digital e ecológico; e em capacitar empresas e cidadãos europeus.

a