Preços dos combustíveis continua a subir

Apesar da descida do imposto anunciada pelo Governo, o preço dos combustíveis em Portugal continua a subir. O preço da gasolina e gasóleo chega a valores históricos e causa onda de indignação e manifestações.

Por Kevin Santos

O Governo havia anunciado uma descida do Imposto Sobre Combustíveis (ISP), mas a subida do preço dos combustíveis, na passada segunda-feira, praticamente anula esta medida. Os constantes aumentos são justificados pelo aumento do preço dos produtos refinados nos mercados internacionais.

A par da subida do preço dos combustíveis, sobre também o descontentamento dos portugueses. Milhares saíram à rua durante a semana passada, em várias cidades do país, para manifestarem a sua indignação. De igual forma, representantes de vários setores da economia portuguesa têm vindo a expressar a sua preocupação com a escalada do preço dos combustíveis.

Os protestos surgem de setores como o do transporte de passageiros e mercadorias ou o setor da distribuição, que são diretamente afetados pelo aumento constante do valor dos combustíveis. Porém, a escalada de preços afeta, mesmo que de forma indireta, praticamente todos os setores da economia, da indústria metalúrgica aos alimentos. Com a subida do preço dos combustíveis, os preços dos produtos alimentares também vão sofrer um aumento, que já se faz notar.

Como resposta, o ministro da Finanças, João Leão, anunciou, na passada sexta-feira, dia 22 de outubro, um desconto temporário de 10 cêntimos por litro, até 50 litros por mês, no valor dos combustíveis para as famílias.

a