Pandemia de Covid-19 agrava encerramento de empresas em Portugal

Segundo o Observatório Racius, 2021 está a ser um ano dramático para muitas áreas de atividade em Portugal. Em comparação com 2020, no presente ano tem-se registado um maior número de encerramentos de empresas.

Por Inês Lamego e Rafael Fernandes

Em janeiro de 2021 registou-se um encerramento de cerca de 6 mil empresas, mais 4 mil do que no mesmo mês do ano anterior, o que provavelmente está associado ao impacto económico da pandemia de covid-19, que no início deste ano levou a novo período de confinamento em Portugal.

Nos dois meses seguintes, em ambos os anos, houve um decréscimo no número de dissoluções. Em abril voltaram a soar os alarmes: fecharam aproximadamente duas mil empresas em 2021, tendo em conta que no ano anterior apenas encerraram pouco mais de 700.

Depois de feita a análise aos dados de janeiro de 2020 a setembro de 2021 podemos constatar que o comércio a retalho foi a atividade que mais sofreu com a pandemia de Covid-19. Foram encerradas sensivelmente 6 mil empresas, representando 20% das dez atividades com mais dissoluções no respetivo período. Em contrapartida, as atividades desportivas de diversão e recreativas apenas viram ser encerradas pouco mais de mil empresas.

Comparando as dissoluções nas áreas de atividade em 2020 e 2021 é perceptível uma elevada semelhança nos valores, sendo que a grande diferença está nos meses. Até setembro de 2020 perto de 11 mil empresas fecharam as suas portas, menos 7 mil que no mesmo período deste ano.

Imagem de Ulrike Leone por Pixabay

a