Caça, pesca e castanha numa só feira

A 16ª edição da Feira Internacional do Norte – Norcaça, Norpesca e Norcastanha – decorreu entre os dias 2 e 5 de novembro, no Pavilhão Nerba, em Bragança. Contou com cerca de 100 expositores de caça, pesca e castanha, oriundos de vários pontos da Península Ibérica, o maior aquário da Europa, esculturas em madeira com motosserra, entre muitas outras coisas.

O evento, que se tem mostrado cada vez mais inovador ao longo das edições, junta três tradições transmontanas num só espaço: a caça, a pesca e a castanha. É à volta destas temáticas que se desenrolam todas as atividades e demonstrações que a feira proporciona.  Esta, para além de ser um evento de entretenimento, é também um lugar de aprendizagem, onde os visitantes podem assistir e participar em conferências, seminários e debates.

Só no segundo dia do evento, mais de 1.000 crianças, de escolas da cidade e da área rural, visitaram o espaço, conheceram o maior aquário móvel da Europa e puderam, ainda, ver como se preparam as abóboras para o Halloween.

Para além destas valências, a Feira Internacional do Norte também dispõe de um leque de restaurantes de caça, pesca e castanhas para as pessoas poderem experimentar refeições provenientes daqueles produtos. No final, existe ainda um espetáculo de falcoaria e, este ano, a XVI Passagem de Modelos “Norcaça, Norpesca e Norcastanha”.

 

Texto e imagem: Daniela Cepeda

a