Vila de Tabuaço volta a ser cenário para longa-metragem portuguesa

“Chouriço Santo” é a mais recente aposta cinematográfica nacional. Rodada em diversos locais do concelho de Tabuaço, no distrito de Viseu, a comédia portuguesa “antiga, só que moderna”, conta com a participação de vários atores, entre eles João de Carvalho, Luís Mascarenhas e Paula Luiz. Com início de filmagens a 8 de agosto, a longa-metragem, realizada por Bernardo Antero e com argumento de Beto Coville, mostra a rivalidade entre as irmãs do Vale da Burra e as irmãs do Vale das Éguas.

Por Luciana Soares e Luís Silva

Após o êxito do filme “Tábuas com História”, vencedor da edição de 2016 do Los Angeles Brazilian Film Festival (LABRFF), na categoria de cinema internacional – “International Feature Films – Competition”, a vila de Tabuaço volta a ser pano de fundo para o cinema português.

Bernardo Antero, realizador desde 2008, acredita que esta é “uma valente comédia que vai pôr Portugal a rir”. “A intenção é proporcionar gargalhadas constantes ao longo do filme, com situações caricatas levadas ao extremo por personagens fortes, que se desafiam regularmente”, revela o realizador do filme.

Com as produções cinematográficas a retomarem a normalidade, Beto Coville, ator, encenador e argumentista, assume que “o riso alimenta a alma” e que este foi o princípio que o levou a escrever a história “Chouriço Santo”.

A longa-metragem, onde dois conventos rivais disputam, de forma pouco ortodoxa, o título de melhor chouriço conventual de Portugal, explora “a inocência, a rivalidade e o companheirismo dentro das paredes de um convento de freiras”, tal como afirma Bernardo Antero.

Tendo como cenário o concelho de Tabuaço, vários foram os locais por onde passou o novo projeto da sétima arte portuguesa, entre eles a Quinta do Monte Travesso, a aldeia de Barcos e a Igreja Matriz de Chavães.

Apoiado pela Câmara Municipal de Tabuaço e com participação do grupo de teatro local, TEATRAÇO, o filme “Chouriço Santo” tem data prevista de estreia para 2022.

a