Ministro da Economia visita Vouzela para a inauguração de investimentos ligados à fileira da bicicleta

O ministro da Economia, Pedro Siza Vieira, desloca-se esta sexta-feira, dia 9 de julho, ao concelho de Vouzela para inaugurar e visitar um conjunto de investimentos recentes ligados à fileira da bicicleta.

Por Luís Silva

O governante estará na zona industrial de Campia, pela 11h30, para inaugurar a Carbon Team (CT), uma empresa que produz quadros de carbono e outros componentes de bicicleta em fibra de carbono.

Esta é a primeira fábrica da Europa a apresentar uma capacidade instalada de 55000 quadros em fibra de carbono por ano. “A CT conta com 9000m2 de unidade fabril construída e com terreno disponível para construir outros 7000m2 para aumentar a sua capacidade para 110000 quadros por ano”, pode ler-se em comunicado.

Concluída em final de 2020, a construção da fábrica do projeto Carbon Team teve início no final de 2019, num investimento total de 8,4 milhões de euros.

Pedro Siza Vieira irá, igualmente, visitar as obras da ecopista de Vouzela, pelas 15h30. Sendo este um projeto da Câmara Municipal, “pretende desenvolver um produto turístico ligado à bicicleta através da requalificação da antiga Linha do Vale do Vouga”, afirma a autarquia de Vouzela. A requalificação do equipamento, avaliado em um milhão de euros, sendo que 500 mil euros são financiados pela Valorizar, terá 7 km e ligará as ecopistas do Vouga e do Dão, tornando-a na maior ecopista da Península Ibérica.

O projeto da ecopista vem complementar uma estratégia de consolidação do território de Vouzela enquanto destino turístico de natureza, dada a variada oferta de trilhos de BTT, Trail, percursos pedestres e a Subida Épica Vouzela – Adsamo.

Segue-se no programa uma visita à loja de produtos tradicionais, Saudade do Centro, que recentemente criou um alforge de burel para bicicletas e, mais tarde, inaugura a Bike Vantage, uma empresa que comercializa equipamentos para bicicletas.

A visita do ministro da Economia a Vouzela termina com a inauguração do Bike Inn, um alojamento no centro da vila cujo conceito principal é a bicicleta.

a