Academi@ STEM Mangualde lança livro de incentivo ao desenvolvimento curricular local

No próximo dia 9 de julho, a Academi@ STEM Mangualde dará a conhecer o seu mais recente livro, composto por dois volumes “Modelo inovador para a promoção do sucesso escolar a nível local” e “Atividades letivas interdisciplinares do pré-escolar ao 3º Ciclo”.

Por Luís Silva

No âmbito da I Jornada da Academi@ STEM Mangualde, o lançamento do livro será em formato online, através do canal de Youtube da Academi@, disponível em https://www.youtube.com/channel/UC4dv3_d9wSZT_yZE298uFvg.

Com propósitos claros, o primeiro volume visa a apresentação do projeto, da equipa e metodologia; já o segundo resulta de uma seleção de atividades letivas STEM desenhadas e implementadas pelas equipas da Academia, para o Pré-Escolar, 2º, 5º e 7º anos.

Fábio Ribeiro, coordenador do projeto, destaca o caráter “diferenciador” e “inovador” de um desenvolvimento curricular local único em Portugal. “A Academi@ STEM Mangualde integra uma equipa de apoio técnico e científico do Município de Mangualde, equipas educativas do Agrupamento de Escolas de Mangualde, o Centro de Formação EduFor e diversos parceiros locais e nacionais”, acrescenta Fábio Ribeiro.

O projeto adquire ainda um design exclusivo, a cargo da PsicoSoma e do ilustrador Afonso Pessanha, contendo “ilustrações capazes de envolver os mais jovens, usando toda uma linha iconográfica própria do projeto”. Os livros ainda possibilitam uma interação digital, permitindo a professores e alunos um acesso rápido às atividades.

“É fundamental dar a conhecer projetos e práticas diferenciadoras, permitindo aos professores uma abordagem pedagógica inovadora junto dos seus públicos, assim o livro é de livre distribuição e circulação”, sublinha João Fernandes, consultor pedagógico do projeto.

A apresentação do livro da Academi@ STEM Mangualde é um projeto que procura ajudar alunos e professores a nível local. Composto por dois volumes, o livro encontra-se disponível em formato e-book no site da academia.